Festival de Teatro da Amazônia 2025 consagra “Mojubá” e “Tucumã e Buriti” como grandes vencedores da Mostra Jurupari

Premiação encerra 19ª edição do FTA no Teatro Amazonas com homenagens e destaque para produções que valorizam a identidade amazônica

A 19ª edição do Festival de Teatro da Amazônia (FTA) encerrou neste domingo (12/10) com uma noite marcada por emoção e homenagens no Teatro Amazonas, em Manaus. O evento contou com a apresentação do musical “20 anos do Boi Mirim Tupi”, de Parintins, e com a aguardada premiação da Mostra Competitiva Jurupari, nas categorias Infâncias e Adulto.

Entre os homenageados, estavam Anderson Nascimento (Melhor Ator no FTA 2022), Raimundo Nonato Pereira, o Nonatinho — funcionário mais antigo do Teatro Amazonas — e a atriz Selma Bustamante, referência na palhaçaria amazonense.


Destaques da premiação

Os prêmios artísticos contemplaram as categorias Melhor Espetáculo, Direção, Atuação, Dramaturgia, entre outras. Já as premiações técnicas valorizaram Cenário, Figurino, Iluminação, Som e Trilha Sonora.

“Nosso agradecimento a todas as pessoas que se dedicaram para que pudéssemos ter esse momento. Todos foram fundamentais para chegarmos nesse final com tanta emoção”, destacou Cleber Ferreira, presidente da Federação de Teatro do Amazonas (Fetam).

“Precisamos de ações continuadas para que festivais como esse sobrevivam e cresçam cada vez mais. Obrigado aos artistas e coletivos que se doaram nesta edição”, completou.


Categoria Infâncias: “Tucumã e Buriti” é o grande vencedor

O espetáculo “Tucumã e Buriti – As Brocadas do Tarumã-Açu”, do Grupo Jurubebas de Teatro, conquistou cinco troféus:

  • Melhor Direção – Felipe Maya Jatobá

  • Melhor Dramaturgia – Euler Lopes

  • Melhor Atriz ou Artista Não-binárie – Nicka

  • Melhor Som e Trilha Sonora – Leandro Paz

  • Melhor Cenário – Robert Moura e Felipe Maya Jatobá

A produção foi ainda indicada em Iluminação, Figurino e Visagismo.
Felipe Jatobá dedicou o prêmio à equipe e à comunidade local:

“Trabalhamos com produtos naturais e com a colaboração da Comunidade do Julião, reforçando o vínculo entre arte e território.”

Também se destacou “O Sarau do Feupuudo”, que levou os prêmios de Melhor Ator ou Artista Não-binárie (Marcos Efraim) e Melhor Espetáculo.

Categoria Adulto: “Mojubá” domina a noite

Na categoria Adulto, o grande destaque foi “Mojubá”, da Café Preto Produções Artísticas, vencedor em:

  • Melhor Espetáculo

  • Melhor Direção – Correnteza Braba

  • Melhor Dramaturgia – Kelson Succi e Correnteza Braba

  • Melhor Atriz ou Artista Não-binárie – Correnteza Braba

  • Melhor Iluminação – Paulo Martins

“Esse prêmio é coletivo. Somos jovens artistas racializados falando de negritude, cultura e identidade no palco”, afirmou Correnteza Braba, que venceu pelo segundo ano consecutivo como Melhor Atriz.

“Mojubá” investiga o pertencimento dos povos de terreiro no espaço urbano, abordando racismo religioso e o apagamento histórico dos terreiros em Manaus.

Outros premiados incluem “As Cores da América Latina”, da Panorando Cia e Produtora, que venceu em Figurino e Visagismo, e “Sebastião”, do Ateliê 23, que conquistou Melhor Som ou Trilha Sonora e Melhor Ator, com Taciano Soares.

Sobre o Festival

Reconhecido como um dos maiores eventos teatrais do Norte do Brasil, o Festival de Teatro da Amazônia é uma realização da Fetam, com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa e da Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural (AADC), além de parcerias com o Sesc Amazonas, Amazonas Shopping, UEA e o Projeto de Extensão Teatro Lambe-Lambe.

Em 2024, o FTA foi eleito “Melhor Projeto ou Evento de Incentivo ao Teatro” pelo Prêmio Cenym de Teatro Nacional. O festival movimenta a cadeia criativa local, gerando emprego e renda para mais de 600 profissionais e alcançando cerca de 10 mil pessoas a cada edição.


Com Informações da Assessoria*
Divulgação / Festival de Teatro da Amazônia

Por Tatiana Sobreira, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *