A zona norte da capital amazonense se prepara para receber o 1º Festival Popular de Circo do Amazonas, que acontece nos dias 13 e 14 de novembro, na Escola Municipal Deputado Arthur Virgílio do Carmo Ribeiro Bisneto, no bairro Lago Azul, Km 19 da AM-010. A programação inclui oficinas, apresentações circenses e um workshop sobre acessibilidade, com foco na formação artística e na democratização do acesso à cultura.
Idealizado pelas produtoras culturais Anne Oliveira e Ana Cláudia Motta, o projeto busca valorizar os artistas circenses de Manaus, fomentar o interesse do público pela arte do circo e aproximar a comunidade das expressões artísticas populares.
Com o festival, pretendemos difundir os produtos artísticos e promover o contato com a plateia da zona norte, despertando o interesse pelas artes circenses em suas múltiplas linguagens”, explicou Anne Oliveira, proponente do projeto.
Formação e oficinas
O festival contará com atividades formativas no dia 13 de novembro, das 12h às 16h, voltadas aos alunos da escola. As oficinas serão conduzidas pelos artistas Cleciano Cardoso (“Malabarismo e Perna de Pau”), Aline Cassiano(“Palhaçaria”) e Teffy Rojas (“Acrobacias de Solo”).
No mesmo dia, das 19h às 21h, haverá o workshop “Acessibilidade”, com a psicóloga e assessora de acessibilidade Eliana Girão, voltado aos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Apresentações e inscrições abertas
As apresentações circenses ocorrerão no dia 14 de novembro, a partir das 12h, quando a escola se transformará em um verdadeiro picadeiro. Para compor a programação, o festival abriu seleção de artistas circenses interessados em se apresentar.
As inscrições estarão abertas de 23 a 25 de outubro, pelo e-mail festivalcircoam@gmail.com, mediante envio de nome, grupo ou companhia, contato, mini biografia, modalidade circense, sinopse, duração do número e link do vídeo da apresentação. Dúvidas podem ser esclarecidas também pelo WhatsApp (92) 98421-3541.
Nossa ideia é reunir artistas com diferentes linguagens e estilos, levando a magia do circo para a comunidade e despertando o interesse das crianças por essa arte que resiste e se renova”, destacou Ana Cláudia Motta, uma das coordenadoras do festival.
Fomento cultural
O 1º Festival Popular de Circo do Amazonas foi contemplado pelo Edital nº 03/2024, do Chamamento Público de Fomento à Execução de Ações Culturais de Circo, da Política Nacional Aldir Blanc, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Amazonas (SEC-AM).
A iniciativa também conta com o apoio da DDZ Rural/Semed, Prefeitura de Manaus, Rede Mapinguari e Associação ArtBrasil, reunindo uma rede de parceiros em prol da valorização do circo como expressão artística e educativa.
Com informações Assessorias de Comunicação
Por Karoline Marques, da redação da Jovem Pan News Manaus