Filhotes de peixe-boi são resgatados após denúncia de cativeiro ilegal no Amazonas

Dois filhotes de peixe-boi foram resgatados na manhã desta quinta-feira (4) após uma denúncia de moradores sobre a manutenção irregular dos animais silvestres em cativeiro. O caso ocorreu no município de Codajás, a 240 quilômetros de Manaus.

Após receber as informações, equipes da Prefeitura de Codajás foram até o local e realizaram o primeiro resgate, retirando os filhotes da situação de risco. Em seguida, solicitaram apoio ao Batalhão de Policiamento Ambiental (BPAmb), que assumiu a segunda etapa da operação.

Os policiais militares receberam os animais e realizaram o transporte até o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), em Manaus, onde os filhotes passaram a receber atendimento veterinário especializado.

De acordo com o capitão Dilson Castro, do BPAmb, a ação foi rápida e contou com cooperação essencial entre os órgãos locais. Os dois peixes-boi apresentavam sinais claros de maus-tratos.

“Um dos filhotes tinha um ferimento na cauda, pois estava amarrado. É fundamental reforçar à população ribeirinha que não mantenha animais silvestres em cativeiro. Qualquer situação desse tipo deve ser denunciada ao Batalhão Ambiental. Agiremos em qualquer região do Amazonas para combater os maus-tratos”, destacou o oficial.

No Inpa, os animais passaram por avaliação da equipe veterinária, que identificou que um dos filhotes apresentava um abscesso possivelmente causado por arpão, necessitando de tratamento imediato com antibióticos, limpeza frequente e monitoramento. O segundo filhote não tinha ferimentos graves, mas, assim como o outro, iniciou o protocolo de alimentação artificial desenvolvido especialmente pelo laboratório, semelhante ao leite materno.

A Polícia Militar orienta que qualquer denúncia de crime ambiental seja feita pelo número 190, garantindo o sigilo do denunciante.

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.