Fim da escala 6×1 pode ser votado e aprovado no Congresso neste semestre

Ministro afirma que governo articula votação no Congresso e cita PEC com 226 assinaturas que prevê mudança na jornada de trabalho
**Título:** Filmes brasileiros recebem três indicações ao Bafta 2026 **Linha fina:** “O Agente Secreto” concorre em duas categorias, “Apocalipse nos Trópicos” disputa como documentário e fotógrafo brasileiro também é indicado **Legenda da foto de destaque:** Cena de “O Agente Secreto”, filme de Kleber Mendonça Filho indicado ao Bafta em duas categorias. --- O Bafta, premiação da Academia Britânica de Cinema, anunciou nesta terça-feira (27) os indicados de 2026 e incluiu produções brasileiras em três categorias. O filme *O Agente Secreto*, de Kleber Mendonça Filho, e o documentário *Apocalipse nos Trópicos*, de Petra Costa e Alessandra Orofino, estão entre os concorrentes. A cerimônia de entrega está marcada para 22 de fevereiro. *O Agente Secreto* foi indicado a Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Roteiro Original. Já *Apocalipse nos Trópicos* concorre na categoria de Melhor Documentário. Além disso, o brasileiro Adolpho Veloso foi indicado a Melhor Fotografia pelo filme *Sonhos de Trem* (*Train Dreams*). Na disputa por Melhor Filme em Língua Não Inglesa, *O Agente Secreto* concorre com *Foi Apenas Um Acidente* (França), *Valor Sentimental* (Noruega), *Sirat* (Espanha) e *A Voz de Hind Rajab* (Tunísia). Em Roteiro Original, os outros indicados são *Eu Juro*, *Marty Supreme*, *Valor Sentimental* e *Pecadores*. Na categoria de Documentário, *Apocalipse nos Trópicos* disputa com *2000 Meters To Andriivka*, *Mr. Nobody Against Putin*, *Seymour Hersh: Em Busca da Verdade* e *A Vizinha Perfeita*. O longa de Kleber Mendonça Filho também aparece entre os indicados ao Oscar, com quatro nomeações: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Direção de Elenco e Melhor Ator, com Wagner Moura. A cerimônia do Oscar está prevista para 15 de março, em Los Angeles. Em janeiro, *O Agente Secreto* venceu o Globo de Ouro nas categorias de Melhor Filme em Língua Não Inglesa e Melhor Ator em Filme de Drama, com Wagner Moura. Já *Apocalipse nos Trópicos*, apesar de ter sido premiado em festivais internacionais, ficou fora das indicações ao Oscar e ao Globo de Ouro. **Tags:** Bafta, cinema brasileiro, O Agente Secreto, Apocalipse nos Trópicos, Kleber Mendonça Filho, Petra Costa, Wagner Moura, Oscar, documentário, premiações de cinema

Boulos, afirmou nesta terça-feira (27), que espera a aprovação do fim da escala de trabalho 6×1 ainda no primeiro semestre deste ano. Segundo ele, o governo federal atua para reduzir a carga semanal de trabalho e ampliar o tempo livre dos trabalhadores.

A declaração foi feita após o ministro participar de um ato na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, que marcou a criação do Grupo de Trabalho Técnico da Maré, voltado à formulação de políticas públicas para o Complexo da Maré, na zona norte da cidade.

Boulos afirmou que trabalha em conjunto com o Ministério do Trabalho para viabilizar a proposta e que já se reuniu e pretende voltar a se encontrar nas próximas semanas com o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), para tratar do tema.

O fim da escala 6×1 está previsto na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 8/2025, apresentada em fevereiro do ano passado e que reúne 226 assinaturas de deputados. A autora do texto é a deputada Erika Hilton (PSOL-SP).

Questionado sobre possível resistência de setores empresariais, o ministro disse que não vê surpresa nesse tipo de posição e afirmou que a mudança é uma necessidade dos trabalhadores.

No fim do ano passado, o governo federal adotou a medida para trabalhadores terceirizados que atuam na Presidência da República, como funcionários da limpeza e da copa. Segundo Boulos, esses profissionais passaram a cumprir, no máximo, a escala 5×2.

“A gente assinou o fim da escala 6×1 para esses trabalhadores em dezembro”, afirmou.


Com informações da Agência Brasil*

Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus