O Atlético-MG está pronto para disputar a final da Copa Sul-Americana 2025 neste sábado (22), às 16h (de Manaus), diante do argentino Lanús. A decisão será realizada no estádio Defensores del Chaco, em Assunção, no Paraguai, e marca o encerramento da campanha mais sólida do Galo na competição continental desde sua conquista de 2021.
Caminho até a decisão
O time mineiro precisou superar uma trajetória longa para chegar ao último jogo. Na fase de grupos, terminou em segundo lugar com 9 pontos, ficando apenas um ponto atrás do Cienciano, do Peru. Com isso, disputou o playoff de mata-mata, no qual superou o Atlético Bucaramanga.
Em seguida, o Atlético avançou contra Godoy Cruz, Bolívar e Independiente del Valle, vencendo oitavas, quartas e semifinal, respectivamente.
Do outro lado, o Lanús fez campanha consistente desde o início. A equipe argentina liderou seu grupo com 12 pontos, avançando diretamente às oitavas. Depois, passou por Central Córdoba, eliminou o Fluminense nas quartas e deixou para trás a Universidad de Chile na semifinal.
Preparação e elenco
O técnico Jorge Sampaoli optou por levar todo o elenco para a final. Inclusive atletas em recuperação no departamento médico estarão presentes no grupo, como Lyanco, que se recupera de ruptura do tendão de Aquiles, e Tomás Cuello, que trata fratura de fíbula associada à ruptura de ligamentos do joelho esquerdo.
Jogadores que estavam na Data Fifa de novembro, como Iván Román, Junior Alonso e Lyanco, já se juntaram à delegação na quinta-feira (20), em Assunção.
Outra baixa confirmada pelo Atlético foi Alan Franco. O volante deixou o amistoso entre Equador e Nova Zelândia ainda no primeiro tempo, alegando desconforto na perna direita, e está fora da final.
Mobilização da torcida
Em Belo Horizonte, a torcida prepara uma grande festa para acompanhar a decisão. Os ingressos para a transmissão da final da Copa Sul-Americana na esplanada da Arena MRV esgotaram rapidamente. Serão 10 mil ingressos gratuitos, exclusivos para sócios Galo na Veia, com quatro telões de 20 metros quadrados cada.
O acesso ao evento será controlado por biometria facial e começa às 14h. Para entrar, os torcedores devem levar um quilo de alimento não perecível, reforçando o caráter solidário da mobilização.






