Fiscalização autua bandas de carnaval em Manaus por irregularidades

Durante operação de fiscalização neste domingo (15/02), quatro bandas e blocos de carnaval em Manaus foram autuados por falta de bombeiros civis e ausência de documentos obrigatórios, como parte da programação do Carnaval na Floresta 2026.

Quatro bandas e blocos de carnaval foram autuados em Manaus neste domingo (15/02) por irregularidades identificadas durante fiscalização da Central Integrada de Fiscalização (CIF). Entre os problemas estão a ausência de bombeiros civis em número mínimo exigido e a falta de documentação obrigatória junto aos órgãos responsáveis.

A ação da CIF, realizada nas zonas Sul e Centro-Sul da cidade, vistoriou oito agremiações durante a programação do Carnaval na Floresta 2026. Uma das bandas foi notificada pelo Corpo de Bombeiros por não atender ao número mínimo de bombeiros civis exigidos para eventos. Outra banda também recebeu notificação por não apresentar a documentação obrigatória junto à corporação.

Além disso, duas agremiações foram autuadas pela Vigilância Sanitária de Manaus por não possuírem o documento obrigatório emitido pelo órgão municipal.

“O objetivo desta CIF é fiscalizar as bandas de carnaval que estão acontecendo na cidade. Cada órgão atua em sua área, como a Semmas na questão ambiental, a polícia no policiamento e controle do evento, sempre prezando pela segurança dos foliões”, explicou o delegado Gesson Aguiar.

Herbert Souza, responsável por um bloco na zona Sul, reforçou a importância da regularização prévia:

“É importante ter todos os documentos porque é uma maneira do bloco se resguardar para qualquer eventualidade, garantindo a segurança de todos e a continuidade da festa”.

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.