O Flamengo está de volta a uma final de alcance mundial. Atuando no Estádio Ahmed bin Ali, em Al Rayyan, no Catar, o Rubro-Negro venceu o Pyramids, do Egito, por 2 a 0 neste sábado (13) e garantiu presença na decisão da Copa Intercontinental organizada pela Federação Internacional de Futebol (Fifa).
A vaga na final foi confirmada com uma atuação segura, marcada por eficiência nas bolas paradas. Mesmo em um momento de menor intensidade após o intervalo, o time carioca soube aproveitar as oportunidades e ampliou a vantagem, mantendo o controle do jogo até o apito final.
O placar foi inaugurado ainda no primeiro tempo, aos 23 minutos. Em cobrança de falta pela esquerda, o meia Giorgian de Arrascaeta levantou na área e o zagueiro Léo Pereira apareceu livre na pequena área para cabecear e balançar as redes. O segundo gol veio logo aos seis minutos da etapa final, novamente em lance de bola parada.
Arrascaeta cobrou falta da intermediária e Danilo desviou de cabeça, no canto do goleiro Mohamed El-Shenawy.
A semifinal contra o Pyramids recebeu o nome de Copa Challenger e, assim como o confronto diante do Cruz Azul, do México, pelo Derby das Américas, também valeu troféu ao Flamengo, campeão mundial em 1981. Com o triunfo, o clube brasileiro segue firme na busca por mais um título internacional de peso.
O técnico Filipe Luís promoveu alterações na equipe em relação à vitória por 2 a 1 sobre o Cruz Azul. Danilo voltou ao time titular na defesa, substituindo Léo Ortiz. No setor ofensivo, Everton Cebolinha e Gonzalo Plata iniciaram a partida nas vagas de Samuel Lino e Bruno Henrique. Ao longo do segundo tempo, o treinador aproveitou a vantagem para preservar jogadores importantes, como Arrascaeta, Cebolinha, Alex Sandro, Jorginho e Jorge Carrascal.
Uma das novidades foi o retorno de Pedro, que entrou na vaga de Carrascal. O centroavante não atuava havia quase dois meses por conta de lesões no antebraço e na coxa esquerda. Mesmo com uma tentativa de reação do adversário egípcio, o Flamengo manteve a organização defensiva e não correu riscos.
Agora, o time carioca terá pela frente o Paris Saint-Germain, da França, que entrou diretamente na decisão. O confronto entre os campeões da Libertadores e da Liga dos Campeões da Europa está marcado para quarta-feira (17), novamente em Al Rayyan, às 14h, no horário de Brasília. A torcida rubro-negra, mais uma vez, sonha alto e volta a mirar o topo do futebol mundial.
Por Victoria Medeiros, da Jovem Pan News Manaus
Foto: FIFA/FIFA via Getty Images






