O Flamengo encerrou a temporada novamente na liderança do Ranking Nacional dos Clubes da CBF. A lista foi divulgada nesta quarta-feira, dia 24. O clube ocupa o primeiro lugar pelo sexto ano consecutivo, posição assumida em 2021.
Clique aqui e confira a lista completa
O ranking considera os resultados das últimas cinco temporadas em competições nacionais, incluindo Campeonato Brasileiro das Séries A, B, C e D e Copa do Brasil. A pontuação varia conforme a colocação ou a fase alcançada em cada torneio. O desempenho mais recente tem peso maior na contagem.
Pontuação e desempenho
O Flamengo lidera com 16.314 pontos. Apesar do título do Campeonato Brasileiro, o clube perdeu 682 pontos em relação ao ranking anterior, influenciado pela eliminação nas oitavas de final da Copa do Brasil nesta temporada.
Mudanças no topo
Campeão da Copa do Brasil, o Corinthians subiu da quarta para a segunda colocação, com 14.930 pontos. O Palmeiras caiu para terceiro, com 13.860 pontos. O Atlético-MG avançou uma posição e aparece em quarto, com 13.696 pontos. O São Paulo caiu do segundo para o quinto lugar, com 13.556 pontos.
Alterações no G10
O ranking dos dez primeiros teve a entrada de Bahia, que subiu para a nona posição, e Vasco, que alcançou o décimo lugar após avançar à final da Copa do Brasil. Fortaleza e Grêmio deixaram o G10 e aparecem, respectivamente, em 13º e 12º.
Entre os clubes da Série A, o maior avanço foi do Mirassol, que subiu nove posições e aparece em 28º lugar em seu primeiro ano na elite. O Cruzeiro também teve crescimento, avançando do 19º para o 11º lugar.
Ranking de federações
No Ranking Nacional de Federações, São Paulo lidera com 93.528 pontos, seguido pelo Rio de Janeiro, com 61.308. Minas Gerais ocupa a terceira posição, à frente do Rio Grande do Sul. O Paraná completa o grupo dos cinco primeiros.
O Ranking Nacional de Clubes é utilizado para definir vagas na Série D, na Copa do Nordeste e as fases de entrada na Copa do Brasil. O ranking das federações determina o número de clubes classificados por estado em competições nacionais e regionais.
Com informações da Agência Brasil
Foto: Hector Vivas/Getty Images
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus






