Fórum Permanente de Letramento Quilombola promove diálogo e fortalecimento cultural na “Baixa da Xanda”

Fórum conta com apoio do Boi Bumbá Garantido e reúne palestrantes para discutir fortalecimento cultural e cidadania

O Quilombo da Baixa da Xanda recebe, nesta sexta-feira (30), o Fórum Permanente de Letramento Quilombola, espaço dedicado ao diálogo, à formação e ao fortalecimento das identidades quilombolas. O evento conta com o apoio de integrantes do Boi Bumbá Garantido, incluindo Alvatir Carolino, membro da Comissão de Artes do bumbá, e Dé Monteverde, coordenador geral do Quilombo e do Grupo de Trabalho de Patrimônio e Memória do Garantido.

A programação aborda temas centrais para a preservação cultural e os direitos das comunidades quilombolas, como o reconhecimento da certificação pela Fundação Palmares, ações políticas e práticas desenvolvidas pela Coordenação Nacional de Articulação das Comunidades Negras Rurais Quilombolas (CONAQ), e os marcos legais que asseguram direitos às comunidades.

Entre os palestrantes estão Keilah Maria Silva Fonseca, da CONAQ no Amazonas; Alvatir Carolino da Silva, doutor em Antropologia e professor titular do IFAM; e Marcos Alan Costa, doutor em Antropologia Social.

O Fórum reforça a construção coletiva do conhecimento, da cidadania e da resistência cultural da Baixa da Xanda, território histórico que preserva não apenas a trajetória do Boi Garantido, mas também a força ancestral do povo quilombola.

Com informações da Assessoria
Foto: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus