Frota de ônibus será reforçada para atender cemitérios no Dia de Finados em Manaus

IMMU ajusta itinerários e organiza desvios de trânsito devido ao aumento de fluxo no domingo (2/11)

A operação de transporte coletivo será reforçada em Manaus no domingo (2/11), Dia de Finados, com aumento no número de veículos que atendem os cemitérios da capital. O Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) determinou a circulação de 170 ônibus ao longo do feriado, com identificação específica no para-brisa informando os locais atendidos.

O cemitério Nossa Senhora Aparecida, no Tarumã, zona Oeste, concentrará parte maior da operação, com acréscimo de 15 veículos extras. Duas linhas especiais passarão a operar no dia: 500 – Novo Israel/Cemitério Tarumã e 901 – T4-T5/Av. Cel. Teixeira/Cemitério Tarumã/T. Tapajós. Linhas regulares como 542 e 678 terão itinerário ajustado para facilitar o acesso ao local, utilizando a avenida do Turismo antes de retornarem ao percurso habitual.

Ilustração – Divulgação/IMMU

O terminal de bairro das linhas 120, 450 e 542 será temporariamente transferido para a avenida do Turismo, próximo ao acesso à empresa Faber Castell. Outras linhas contarão com frota reforçada devido ao aumento de demanda, como as que operam no terminal do conjunto Augusto Montenegro: 010, 211, 219, 213 e 223.

No atendimento aos demais cemitérios, o IMMU informou que as linhas 001, 002, 100, 101, 116, 119, 129, 110 e 112 receberão reforço para acesso ao cemitério Santa Helena, no bairro São Raimundo. Para o cemitério São Francisco, no Morro da Liberdade, funcionarão linhas como 004, 010, 625, 704, 705 e 711. No bairro Colônia Antônio Aleixo, o atendimento ao cemitério Santo Alberto será realizado pelas linhas 085 e 604.

A operação de trânsito contará com 203 agentes de transporte e fiscalização posicionados nos principais acessos aos cemitérios. No entorno do cemitério São João Batista, haverá interdições em trechos da rua Maceió e ajustes temporários no fluxo para as avenidas Domingos Lima, Joaquim Gonzaga Pinheiro e Álvaro Maia, em horários de maior movimento e durante celebrações. Na área do cemitério Tarumã, os retornos da avenida do Turismo serão bloqueados para evitar congestionamentos frente ao portão de acesso. No Morro da Liberdade, a avenida Coronel Pedro de Souza terá trecho interditado entre as ruas Brasília e São Benedito.

De acordo com o IMMU, o gerenciamento será mantido durante todo o domingo para orientar motoristas e passageiros, garantindo condições de circulação nas vias que atendem os seis cemitérios da capital.

 

 

 

Com informações do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana 

 

Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus.