FUnATI beneficia mais de 182 mil pessoas com ações de ensino, pesquisa, extensão e saúde no Amazonas

A Fundação Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) registrou impacto direto em 182.212 pessoas ao longo de 2025, com atividades de ensino, pesquisa, extensão e saúde voltadas ao envelhecimento saudável em Manaus e no interior do Amazonas.

Durante 2025, a FUnATI expandiu suas ações de promoção do envelhecimento saudável, beneficiando diretamente mais de 182 mil pessoas no Amazonas. As atividades integraram ensino, pesquisa, extensão, cultura e saúde, consolidando a instituição como referência nacional em políticas e serviços voltados à pessoa idosa.

O reitor da FUnATI, Euler Ribeiro, destacou os avanços alcançados e a ampliação da interiorização dos serviços da instituição. “Cumprimos nossa missão de promover envelhecimento de qualidade e continuaremos levando a FUnATI a outros municípios do Amazonas”, afirmou.

Ensino e formação acadêmica

Na área de ensino, foram oferecidos cursos como Especialização em Gerontologia e Saúde do Idoso, Educador Social do Envelhecimento, Noções Básicas em Gerontologia, Introdução aos Cuidados Paliativos e Conexão Digital 60+, beneficiando 32.009 pessoas.

Pesquisa e inovação

Na pesquisa, a FUnATI avançou na produção científica e tecnologia, com destaque para o lançamento do suplemento GuaCa e o portfólio de inovação disponível no site www.gerontoinova-funati.com. Em março, a instituição firmou acordo de cooperação técnica em Maués, retomando estudos como o da Dieta Amazônica. O portfólio do Programa Institucional Geronto-Inova impactou 19.250 pessoas, promovendo desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores voltados ao cuidado integral do idoso.

Extensão e cultura

A Pró-Reitoria de Extensão, Cultura e Lazer ampliou atividades em diversos municípios, oferecendo mais de três mil vagas em oficinas de extensão, lançando a Cozinha Escola em parceria com o Consulado do Japão, realizando a 2ª Mostra Cultural no Teatro Amazonas e nove edições da campanha FUnATI Solidária. Essas ações alcançaram 16.100 pessoas.

Saúde

A Pró-Reitoria de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa registrou 114.603 atendimentos, incluindo telediagnóstico em 28 municípios, capacitação de mais de 380 profissionais de saúde e lançamento de projeto de telemedicina em Maués. A instituição também foi reconhecida pelo Prêmio Excelência Telessaúde UEA e pelo Melhor Trabalho no XII Congresso Brasileiro de Telessaúde e Saúde Digital. As campanhas de vacinação e ações itinerantes em eventos como Governo Presente e Domingo Aéreo reforçaram o acesso da população aos serviços de saúde.

Atuação institucional

A Reitoria da FUnATI promoveu atividades institucionais, como reuniões, palestras e participação em eventos científicos, impactando diretamente 250 pessoas.

Com atuação integrada entre ensino, pesquisa, extensão, cultura e saúde, a FUnATI reafirma seu papel estratégico na promoção da longevidade e qualidade de vida da pessoa idosa no Amazonas e no Brasil.

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.