Administrado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), o Fundo Multilateral de Investimentos (Fumin) segue como uma das principais fontes de recursos para o desenvolvimento do setor privado na América Latina e no Caribe. O tema é tratado no Projeto de Decreto Legislativo 242 de 2025, que analisa a quarta fase de funcionamento do fundo, conhecida como Fumin IV.
O Fumin financia projetos voltados ao microcrédito, apoio a pequenas e médias empresas, fortalecimento de cadeias produtivas, capacitação de mão de obra, capital de risco e parcerias público-privadas. A proposta da nova etapa é ampliar a capacidade de mobilização de recursos por meio da captação permanente de múltiplas fontes e do fortalecimento das receitas próprias do fundo.
Relator da matéria, o senador Humberto Costa (PT-PE) destacou que o novo modelo amplia o alcance do Fumin e direciona investimentos para áreas consideradas estratégicas.
“O Fumin está priorizando o apoio à agricultura sustentável, cidades inclusivas e à economia do conhecimento, com foco na geração de empregos, no crescimento de empresas intensivas em tecnologia e no fortalecimento do ecossistema de inovação”, afirmou.
Os Convênios Constitutivo e de Administração do Fumin IV foram assinados no ano passado, durante reunião realizada na República Dominicana. A iniciativa busca ampliar o impacto do fundo no estímulo ao empreendedorismo e ao desenvolvimento econômico nos países da região.
Com Informações do Senado Federal
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus






