Furacão Melissa atinge categoria 5 e ameaça Caribe com chuvas e ventos

Fenômeno natural se aproxima da Jamaica, Cuba, Bahamas, Haiti e República Dominicana, com ventos de até 260 km/h e risco de inundações.
O furacão Melissa atingiu a categoria máxima e ameaça países do Caribe com ventos fortes e chuvas intensas - Foto: CIRA/NOAA

O furacão Melissa alcançou a categoria 5 nesta segunda-feira (27), no Caribe, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC) dos Estados Unidos. O fenômeno apresenta ventos de até 260 km/h e pode provocar inundações catastróficas e deslizamentos de terra, principalmente na Jamaica.

Segundo o NHC, o epicentro do furacão deve passar próximo ou sobre a Jamaica entre a noite de segunda e terça-feira, seguindo para o sudeste de Cuba na terça à noite e em direção às Bahamas até quarta-feira.

O vice-diretor do NHC, Jamie Rhome, destacou que as condições podem se deteriorar rapidamente. “As condições vão piorar muito, muito rapidamente nas próximas horas. Não saia após o pôr do sol”, alertou.

O governo jamaicano determinou evacuações obrigatórias para moradores de Kingston, Porto Real e outras regiões da ilha. Até 900 abrigos foram disponibilizados. O Aeroporto Internacional Norman Manley e os portos marítimos permanecem fechados.

Impactos já registrados

Até o momento, quatro mortes foram registradas devido à tempestade: três no Haiti e uma na República Dominicana, onde um adolescente permanece desaparecido.

As autoridades preveem até um metro de chuva em algumas áreas da Jamaica, com risco de enchentes e deslizamentos de terra. No Haiti, a tempestade destruiu plantações e interrompeu o acesso a comunidades, agravando a crise alimentar do país. A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) informou que as enchentes estão prejudicando a colheita de milho e outros alimentos.

Na República Dominicana, mais de 750 casas foram danificadas, e cerca de 3.760 pessoas foram deslocadas. Escolas e repartições públicas foram fechadas em quatro províncias em alerta vermelho.

Previsão e deslocamento

O furacão se desloca lentamente, 6 km/h, o que aumenta o risco de chuvas prolongadas. Após atingir a Jamaica, deve cruzar o leste de Cuba, com alertas de furacão nas províncias de Granma, Santiago de Cuba, Guantánamo e Holguín, e alerta de tempestade tropical em Las Tunas. Espera-se precipitação de até 51 centímetros em algumas áreas de Cuba.

O fenômeno também pode afetar operações militares dos Estados Unidos no Caribe, com navios e aeronaves destacadas na região, de acordo com informações do governo norte-americano.

Melissa é a 13ª tempestade tropical da temporada do Atlântico, que ocorre entre junho e novembro, e representa o furacão mais intenso a atingir diretamente a Jamaica nos últimos anos.

Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *