Futebol amazonense em 2026: confira clubes, competições e calendário nacional

Apesar de um 2025 marcado por resultados negativos, o futebol amazonense chega a 2026 com um cenário mais promissor no calendário nacional. No último ano, o estado sofreu dois rebaixamentos importantes: no masculino, o Amazonas caiu da Série B do Campeonato Brasileiro, enquanto no feminino o Instituto 3B foi rebaixado da Série A1. Ainda assim, mudanças implementadas pela CBF ampliaram o número de vagas para clubes do Amazonas em competições nacionais, abrindo novas possibilidades para a próxima temporada.

No futebol profissional masculino, o Campeonato Amazonense de 2026 será disputado por oito equipes: Amazonas, Nacional-AM, Manaus, Manauara, Parintins, Princesa do Solimões, São Raimundo-AM e Itacoatiara, antigo JC e atual campeão da Série B estadual. A competição começa no dia 10 de janeiro, com o duelo de abertura entre Amazonas e São Raimundo, às 18h30, na Arena da Amazônia.

Atual campeão, o Amazonas aparece novamente entre os favoritos ao título, mantendo boa parte do elenco que disputou a Série B nacional. O Manauara também surge forte, após preservar sua base e contratar Renato César, campeão estadual em 2024 pelo Manaus. Já o Manaus, vencedor de seis das últimas dez edições do estadual, aposta na estreia de João Silva como treinador principal. Vice-campeão em 2025, o Nacional-AM busca maior regularidade sob o comando de Gerson Gusmão, técnico experiente e com três acessos no currículo.

Entre os demais concorrentes, o Parintins iniciou sua preparação de forma antecipada em Rio Preto da Eva. O Princesa do Solimões aposta no retorno de Marquinhos Piter, agora sob a gestão de Rafael Maddy. O São Raimundo, comandado por Sérgio Duarte, tenta repetir a boa campanha de 2021, quando chegou à final. O Itacoatiara, treinado por Carlos Tozzi, chega como uma das incógnitas do torneio.

A fórmula de disputa prevê dois grupos: no Grupo A estão Amazonas, Manauara, Parintins e Itacoatiara; no Grupo B, Nacional-AM, Manaus, Princesa do Solimões e São Raimundo-AM. O campeonato será jogado em dois turnos. No primeiro, os confrontos ocorrem entre os grupos; no segundo, dentro das próprias chaves. Em cada turno, os quatro melhores avançam às quartas de final, em cruzamento olímpico. O time de melhor campanha nas quartas joga pelo empate, enquanto semifinais e finais terão apenas vantagem de mando de campo, com decisões por pênaltis em caso de igualdade. A final reunirá os campeões dos dois turnos, salvo se um clube vencer ambos, quando será declarado campeão direto. Apenas o último colocado geral será rebaixado, exceto se tiver vencido um dos turnos.

No cenário nacional, o Amazonas também terá presença garantida na Série C do Campeonato Brasileiro. Rebaixado da Série B após disputar a competição pelo segundo ano consecutivo, o clube retorna à terceira divisão, onde foi campeão em 2023. A Série C mantém 20 clubes, com turno único na primeira fase e classificação dos oito melhores para dois quadrangulares decisivos, que definem os quatro promovidos à Série B. A principal mudança está no rebaixamento, reduzido de quatro para duas equipes. A competição será disputada entre 5 de abril e 28 de outubro.

Na Série D, o estado contará com três representantes em 2026: Nacional-AM, Manaus e Manauara. O Manauara garantiu a vaga após mudanças no regulamento da CBF e pelo desempenho na Série D de 2025, quando chegou às oitavas de final. O torneio começa em 5 de abril e segue até 13 de setembro, com 16 grupos na primeira fase. Seis clubes conquistam o acesso à Série C, e o campeão assegura vaga direta na terceira fase da Copa do Brasil.

Outra competição nacional com presença amazonense será a Copa Verde. Amazonas e Nacional-AM representarão o estado no torneio, que passa por reformulação e será dividido entre Copa Norte e Copa Centro-Oeste. Inicialmente, os clubes amazonenses disputam a Copa Norte, que começa em 25 de março e termina em 7 de junho. Cada regional terá 12 equipes, com quartas de final em jogo único e semifinais e finais em ida e volta.

Antes mesmo das disputas profissionais, o futebol amazonense marca presença em 2026 nas categorias de base. Campeão estadual sub-20, o Nacional-AM será o representante do estado na Copa São Paulo de Futebol Júnior. A equipe está no Grupo 21 e estreia no domingo (4), às 13h (de Brasília), contra o Atlético Guaratinguetá-SP. Depois, enfrenta o Juventude na quarta-feira (7), às 15h15, e encerra a primeira fase no sábado (10), às 13h, diante do São José-SP.

No futebol feminino, o Amazonas terá dois clubes na Série A2 do Campeonato Brasileiro: Instituto 3B, rebaixado da elite em 2025, e Itacoatiara, que conseguiu permanecer na divisão. A competição reúne 16 equipes e oferece quatro vagas de acesso, com jogos entre 14 de março e 19 de setembro. Já na Série A3, o Penarol-AM, vice-campeão estadual, será o representante do estado. O torneio contará com 32 clubes, fase inicial em turno e returno e mata-mata a partir das oitavas, com acesso garantido aos semifinalistas.

Mesmo após um ano difícil, o futebol amazonense amplia sua presença no cenário nacional em 2026 e inicia a temporada com mais oportunidades em diferentes níveis e categorias.

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: João Normando / AMFC