Um gin produzido em Manaus com botânicos amazônicos recebeu o prêmio “Lenda da Destilação” na 2ª Exposição Econômica e Comercial China–Países de Língua Portuguesa (C-PLPEX 2025), realizada entre 22 e 25 de outubro em Macau. A destilaria manauara Hilary Gin participou da exposição e recebeu o reconhecimento em cerimônia no The Venetian Macao.
O prêmio foi concedido à Hilary Gin na categoria “Seleção de Empresas de Destaque para a Cooperação Econômica e Comercial China–Portugal”, reconhecendo a participação da empresa no evento.
A destilaria, que produz o primeiro London Dry Gin com botânicos amazônicos, como puxuri, cumaru, jambu, camu-camu e cupuaçu, apresentou seus produtos e participou de rodadas de negócios durante a exposição. Raquel Omena, diretora da marca, recebeu o prêmio em Macau.
Cristiane Lima, CEO da Hilary Gin, afirmou que a empresa pretende expandir a presença do produto para outros mercados. O certificado recebido destaca as contribuições da empresa na cooperação econômica entre China e Portugal, assim como o uso de um modelo de produção baseado na biodiversidade amazônica.
Em dois anos e meio de atuação no mercado, a Hilary Gin participa de negociações com distribuidores nacionais e internacionais.
Participação institucional
A participação da Hilary Gin na C-PLPEX 2025 contou com apoio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação (Sedecti), em parceria com o Escritório de Representação do Governo do Amazonas em São Paulo (ERGSP).
O secretário-chefe do ERGSP, Alfredo Lins, ressaltou que a presença da empresa em um evento internacional faz parte da estratégia de expansão da economia local.
O prêmio evidencia a participação de empresas amazônicas em setores com potencial de exportação e a presença do estado em eventos de cooperação econômica internacional.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.



