O governo federal anunciou nesta quarta-feira (11) um pacote de R$ 4,64 bilhões em investimentos para a ampliação e modernização de 11 aeroportos localizados em quatro estados do país. O anúncio foi feito pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Segundo o Palácio do Planalto, os recursos serão destinados aos aeroportos de Congonhas, em São Paulo; Campo Grande, Ponta Porã e Corumbá, em Mato Grosso do Sul; Santarém, Marabá, Carajás e Altamira, no Pará; além de Uberlândia, Uberaba e Montes Claros, em Minas Gerais.
A estimativa do governo é de que a implantação do projeto gere mais de 2 mil empregos diretos e indiretos. O financiamento das obras será realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
De acordo com o Ministério de Portos e Aeroportos, o objetivo central do pacote é ampliar a capacidade operacional da malha aeroportuária. O aeroporto de Congonhas, um dos principais do país, deverá ter a capacidade anual ampliada de 29 milhões para mais de 40 milhões de passageiros.
Ainda segundo o ministério, os investimentos também abrangem terminais localizados em Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Pará, com a proposta de melhorar a conexão de áreas produtivas do interior com grandes centros urbanos e polos logísticos nacionais.
As intervenções previstas incluem adequações de infraestrutura, modernização de terminais e melhorias operacionais, conforme o perfil e a demanda de cada aeroporto contemplado no pacote anunciado pelo governo federal.
Com informações da Agência Brasil*
Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus






