Governo Federal envia peritos da PF ao Rio para reforçar perícia após operação

Envio faz parte do escritório emergencial de combate ao crime organizado no estado.
Peritos federais devem atuar em áreas afetadas por confrontos no Rio de Janeiro - Foto: Polícia Federal/divulgação

O governo federal enviou 20 peritos criminais da Polícia Federal ao Rio de Janeiro para reforçar os trabalhos de perícia nas investigações após a Operação Contenção, que resultou em mais de 120 mortes nos complexos do Alemão e da Penha. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30) pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, ao governador Cláudio Castro.

Segundo o ministério, essa é a primeira ação do escritório emergencial de combate ao crime organizado, criado na quarta-feira (29), no Palácio Guanabara. Os profissionais vão atuar em balística, genética forense, medicina legal e identificação de corpos.

Além da PF, o governo prevê o envio de 10 a 20 peritos da Força Nacional de Segurança Pública, com possibilidade de ampliação conforme a demanda.

Lewandowski explicou que o escritório será um canal de integração entre forças federais e estaduais para agilizar decisões conjuntas durante a crise. Ele destacou ainda que o modelo servirá de base para a PEC da Segurança Pública, atualmente em discussão no Congresso Nacional.

Com informações da Agência Brasil

Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *