O governo federal enviou 20 peritos criminais da Polícia Federal ao Rio de Janeiro para reforçar os trabalhos de perícia nas investigações após a Operação Contenção, que resultou em mais de 120 mortes nos complexos do Alemão e da Penha. O anúncio foi feito nesta quinta-feira (30) pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, ao governador Cláudio Castro.
Segundo o ministério, essa é a primeira ação do escritório emergencial de combate ao crime organizado, criado na quarta-feira (29), no Palácio Guanabara. Os profissionais vão atuar em balística, genética forense, medicina legal e identificação de corpos.
Além da PF, o governo prevê o envio de 10 a 20 peritos da Força Nacional de Segurança Pública, com possibilidade de ampliação conforme a demanda.
Lewandowski explicou que o escritório será um canal de integração entre forças federais e estaduais para agilizar decisões conjuntas durante a crise. Ele destacou ainda que o modelo servirá de base para a PEC da Segurança Pública, atualmente em discussão no Congresso Nacional.
Com informações da Agência Brasil
Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News.



