Uma granada de mão da Segunda Guerra Mundial foi encontrada em um estacionamento próximo à pista de salto de esqui das Olimpíadas de Inverno, em Predazzo, na região do Val di Fiemme, neste domingo (15). O projétil foi rapidamente desativado pelas autoridades italianas, que informaram não haver risco à segurança pública em nenhum momento.
A área onde o artefato foi localizado é normalmente utilizada para armazenamento de madeira, mas passou a ser adaptada para receber veículos de visitantes devido à reorganização logística dos jogos.
Área usada por visitantes
O estacionamento fica entre as cidades de Predazzo e Moena, e pode ser utilizado tanto por ônibus quanto por carros. Uma competição olímpica havia ocorrido em Predazzo na noite de sábado, poucas horas antes da descoberta.
Segundo a imprensa italiana, a granada foi encontrada durante os trabalhos de estruturação do local para receber veículos de visitantes, após o fechamento de um estacionamento alternativo por causa do mau tempo.
Jogos seguem normalmente
As Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026 seguem normalmente e estão programadas para continuar até 22 de fevereiro, com Milão e Cortina d’Ampezzo como cidades-sede oficiais.
Por conta do grande fluxo de turistas, propriedades e áreas privadas vêm sendo alugadas para funcionar como estacionamento, especialmente em municípios menores, como Predazzo e Antholz.
Contexto brasileiro nos Jogos
No mesmo fim de semana, o Brasil viveu um momento histórico nos Jogos de Inverno: Lucas Pinheiro Braathen conquistou a medalha de ouro no slalom gigante, em competição realizada em Bormio, a cerca de 200 quilômetros do local onde a granada foi encontrada.
Apesar do episódio inusitado, as autoridades reforçaram que a segurança do evento não foi comprometida e que todas as medidas preventivas seguem em operação nas áreas olímpicas.
Com informações G1
Foto: Reprodução
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus






