A ativista sueca Greta Thunberg desembarcou em Belém nesta sexta-feira (14) para participar da Marcha da Cúpula dos Povos, marcada para sábado (15), um dos principais atos da sociedade civil paralelos à COP30.
A concentração da marcha será às 8h30, no Mercado de São Brás, com deslocamento até o Parque da Cidade, onde ocorre parte da programação de debates da conferência.
O ato reúne organizações ambientais, coletivos sociais e lideranças territoriais, com expectativa de ampliar a presença de pautas socioambientais na COP30.
Lorena Rosa, da Marcha Mundial pelo Clima, afirmou que são esperadas cerca de 30 mil pessoas e explicou como será estruturada a mobilização.
Ela declarou:
“Teremos vários blocos integrados: o primeiro por terra, território e recursos; o segundo, por transição e cidades justas; e o terceiro, pelo internacionalismo e soberania dos povos.”
A visita ocorre após a participação de Greta na flotilha humanitária Global Sumud, que tentou levar ajuda à Faixa de Gaza. A embarcação foi interceptada por forças de Israel e os voluntários foram deportados, entre eles a ativista e outras 171 pessoas.
Com informações Diário Centro do Mundo*
Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus






