Neste próximo final de semana, de 20 a 22 de fevereiro, a Escola Superior de Tecnologia da Universidade do Estado do Amazonas (EST/UEA), no Centro de Manaus, vai se tornar palco para o Hackathon Urbanos da Amazônia. A maratona de 43 horas vai reunir 150 participantes em equipes multidisciplinares, que vão desenvolver soluções para desafios socioculturais da cidade. A lista completa dos selecionados está disponível em: https://abre.ai/hackathonaihhuam.
O Hackathon integra o projeto “Urbanos da Amazônia – Floresta em pé, periferia voando”, iniciativa voltada a fortalecer a cultura periférica, ampliar a produção artística local e conectar jovens talentos a oportunidades de inovação e empreendedorismo criativo.
Durante três dias, os participantes passam por etapas de pesquisa, definição de problema, validação com dados, desenvolvimento de protótipo e apresentações finais para uma banca avaliadora, com mentorias especializadas ao longo do percurso.
Para o diretor cultural da AIHHUAM, Jander Manauara, o hackathon representa um passo estratégico para o futuro da cultura local.
Ele explica que o evento é um espaço onde juventude, criatividade e inovação se encontram para pensar a cultura como potência econômica e social, e que esses três dias podem marcar o início de novos projetos e novos negócios culturais em Manaus.
Quatro equipes serão premiadas, com valores que vão de R$ 15 mil a R$ 5 mil, além de 126 horas de consultoria especializada em gestão de projetos para fortalecer e estruturar as propostas vencedoras.
O Hackathon conta com apoio do Ministério da Cultura, patrocínio via Lei Rouanet, Instituto Nubank e Grupo WEG, consolidando a iniciativa como um dos principais eventos de inovação cultural da região Norte.
Com informações da Assessoria
Foto: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus





