HUGV-Ufam/Ebserh celebra Dia do Farmacêutico com foco no uso seguro de medicamentos

O Hospital Universitário Getúlio Vargas (HUGV-Ufam/Ebserh) promove atividades em homenagem ao Dia do Farmacêutico, destacando o papel da Farmácia Hospitalar na segurança do paciente e no uso racional de medicamentos.

O Hospital Universitário Getúlio Vargas, da Universidade Federal do Amazonas e vinculado à Ebserh, promove nesta quarta-feira (20/01) ações em homenagem ao Dia do Farmacêutico, voltadas à orientação sobre o uso seguro de medicamentos e ao fortalecimento da segurança do paciente na instituição.

O Dia do Farmacêutico é celebrado em 20 de janeiro, em referência à fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 1916. No HUGV-Ufam/Ebserh, a data será marcada por uma programação que inclui a exibição de vídeo educativo sobre reações adversas a medicamentos, abordando farmacovigilância, tecnovigilância e atuação clínica.

Segundo Vívian Pereira, chefe do Setor de Farmácia Hospitalar do HUGV, os profissionais de Farmácia desempenham atividades que vão além da dispensação de medicamentos. Entre as funções destacam-se a Farmácia Clínica, que acompanha tratamentos individualizados, a manipulação e fracionamento de fármacos, além da gestão de informações e orientação sobre intoxicações em parceria com o Centro de Informações Toxicológicas (CIATOX).

“Na Rede Ebserh e no HUGV, atuamos em toda a cadeia de suprimento: aquisição, distribuição, transporte, armazenamento, dispensação e orientação sobre medicamentos, produtos hospitalares, saneantes, órteses, próteses e materiais especiais”, explicou Vívian. Ela reforça que o conhecimento técnico é essencial para prevenir eventos adversos e otimizar os desfechos clínicos dos pacientes.

A programação do dia 20 terá início às 8h e incluirá orientação sobre temas relacionados ao uso seguro de medicamentos, farmacovigilância e atuação em rede, visando fortalecer a prática profissional e a segurança do paciente.

Sobre a Ebserh
O HUGV-Ufam integra a Rede Ebserh desde 2013. Criada em 2011 e vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh administra 45 hospitais universitários federais, combinando atendimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), formação de profissionais e desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.