A cobrança do Imposto de Importação, conhecida como “taxa das blusinhas”, tem desestimulado as compras internacionais pela internet. Segundo pesquisa do Instituto Nexus para a Confederação Nacional da Indústria (CNI), 38% dos consumidores que compram em sites estrangeiros desistiram de concluir transações por causa do tributo.
O estudo aponta um aumento expressivo nas desistências motivadas pela cobrança da taxa: em maio de 2024, apenas 13% dos entrevistados afirmavam ter deixado de comprar produtos de fora do país por esse motivo. Em outubro, o percentual saltou para 38%, mostrando o impacto da medida no comportamento do consumidor.
Ao mesmo tempo, a proporção dos que nunca desistiram de uma compra internacional caiu de 74% para 50% no mesmo período. Entre aqueles que abandonaram o carrinho, 42% desistiram em definitivo, enquanto 32% optaram por comprar um produto similar de entrega nacional. Outros 14% recorreram a lojas físicas, e 11% buscaram alternativas em outros sites internacionais.
Para a CNI, os dados revelam um efeito positivo para a indústria brasileira, com maior estímulo à compra de produtos nacionais. “No entanto, o imposto ainda está em um patamar muito aquém do necessário para chegarmos a esse equilíbrio, pois a carga tributária de outros países é muito menor que a nossa”, destacou o superintendente de Economia da entidade, Marcio Guerra, em nota.
A pesquisa também identificou outros fatores que influenciam a desistência de compras online. O ICMS foi apontado como motivo por 36% dos entrevistados, enquanto o alto custo do frete desmotivou 45% dos consumidores habituais. Já 32% afirmaram ter abandonado uma compra devido à demora na entrega.
O levantamento ouviu 2.008 pessoas com 16 anos ou mais, entre 10 e 15 de outubro, nas 27 unidades da federação. A margem de erro é de dois pontos percentuais, com intervalo de confiança de 95%.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.



