Incêndio em equipamento de solo força evacuação de avião da Latam em Guarulhos

Fumaça tomou a pista durante o embarque do voo LA3418; 169 passageiros foram retirados sem ferimentos

Um avião da Latam que se preparava para decolar do Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos, precisou ser evacuado na tarde desta quinta-feira (4) após um equipamento de solo usado no carregamento de bagagens pegar fogo. O voo LA3418 seguia de São Paulo (SP) para Porto Alegre (RS).

Imagens registradas por testemunhas mostram uma densa nuvem de fumaça na pista enquanto passageiros, já dentro da aeronave, demonstravam desespero ao perceber o incêndio. O incidente ocorreu no momento em que o embarque era finalizado e as malas estavam sendo acomodadas no compartimento de carga.

Segundo a companhia aérea, o princípio de incêndio começou em um equipamento operado por uma empresa terceirizada responsável pelo carregamento de cargas. Apesar da propagação das chamas, o fogo não atingiu o interior da aeronave.

A administração do aeroporto, a GRU Airport, informou que não houve feridos. Os passageiros foram evacuados tanto pela ponte de embarque (finger) quanto pelo escorregador de emergência, com o apoio das equipes de solo. Durante aproximadamente dez minutos, outras operações de embarque foram temporariamente suspensas.

A Latam confirmou que a maior parte dos 169 passageiros já foi realocada no destino. Em nota, a empresa informou que 159 viajantes desembarcaram em Porto Alegre às 2h54, e outros dez seguirão viagem em voos alternativos ou transporte terrestre.

O caso segue sob apuração das áreas responsáveis por segurança operacional e procedimentos de solo.

 

 

Com Informações do G1

Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus