Levantamento do IBGE aponta mais de 27 mil pessoas autistas em Manaus; iniciativa busca fortalecer políticas públicas de inclusão
De acordo com o último Censo do IBGE, realizado em 2022, Manaus possui 27.636 pessoas autistas diagnosticadas. O número evidencia a relevância da criação de espaços permanentes de diálogo e de formulação de propostas legislativas que assegurem acessibilidade, qualidade de vida e combate ao preconceito.
Com esse cenário, a Câmara Municipal de Manaus (CMM) instalou, nesta terça-feira, 30, a Frente Parlamentar em Defesa da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista e de outras pessoas atípicas (FPTEA+), a primeira iniciativa do tipo no Norte do país.
A frente será coordenada pelo vereador Eurico Tavares (PSD), com o vereador Sérgio Baré (PRD) na vice-presidência. Para Tavares, a medida representa um marco para a representatividade desse público.
“Essa é a primeira Frente Parlamentar voltada para pessoas atípicas no Norte do país, e, com isso, a defesa dessas pessoas ganha força. Isso traz musculatura para quebrar barreiras nos avanços da inclusão e para que haja celeridade nos nossos projetos de lei contra a violência e o preconceito”, afirmou.
Amplitude da iniciativa
Durante a instalação, que contou também com a presença dos vereadores Ivo Neto (PMB) e Rodinei Ramos (Avante), foram discutidas as primeiras ações da FPTEA+. O objetivo é ampliar o debate e garantir que as políticas públicas de inclusão beneficiem não apenas quem possui diagnóstico, mas também familiares e redes de apoio.
Segundo o vice-presidente da frente, vereador Sérgio Baré, a proposta é abrangente:
“Não apenas a pessoa atípica é afetada pelos transtornos, mas todos que a cercam. Por isso, a FPTEA+ se consolida não apenas como um espaço de escuta e amparo delas, mas de toda sua família também.”
Compromisso com inclusão
A criação da FPTEA+ segue o que prevê a Resolução nº 172, de 17 de setembro de 2025, que regulamenta a atuação da Frente Parlamentar dentro da Casa Legislativa. A iniciativa busca consolidar um espaço político capaz de transformar diagnósticos em políticas de acessibilidade, educação inclusiva, saúde especializada e combate à discriminação.
Avanços na rede estadual
Recentemente, o governador Wilson Lima inaugurou o Caic TEA José Contente, o primeiro centro da rede pública estadual de saúde totalmente voltado ao atendimento de crianças com Transtorno do Espectro Autista. Localizada no bairro Jorge Teixeira, na zona leste de Manaus, a unidade oferece atendimento gratuito e multiprofissional e integra um projeto que prevê mais dois centros especializados na capital.
Com informações da Assessoria
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus