Indonésia eleva para alerta máximo o vulcão Semeru após sequência de erupções

Autoridades aumentaram o nível de vigilância após emissão contínua de nuvens de cinza e fluxos piroclásticos em Java Oriental
Vulcão Semeru, em Java Oriental, entrou em alerta máximo após novas erupções - Foto: Anadolu English

As autoridades da Indonésia elevaram nesta quarta-feira (19), o nível de alerta do vulcão Semeru, em Java Oriental, para o estágio máximo. A medida foi tomada após uma série de erupções que lançaram nuvens de cinza pelas encostas do vulcão, localizado na ilha mais populosa do país.

A Agência de Geologia da Indonésia informou que não há registro de vítimas até o momento. Entre o meio-dia e o anoitecer, o Semeru expeliu sucessivas avalanches de nuvens ardentes compostas por cinza, rocha, lava e gases. Os fluxos percorreram até sete quilômetros e atingiram cerca de dois quilômetros de altura.

A expansão das nuvens de cinza atingiu várias aldeias próximas, que ficaram cobertas pelo material. Diante do avanço das erupções, as autoridades elevaram o nível de alerta duas vezes ao longo do dia.

O Semeru, também conhecido como Mahameru, é um dos vulcões mais ativos da Indonésia e registrou múltiplas erupções nos últimos dois séculos. Apesar do risco, dezenas de milhares de pessoas vivem nas encostas, onde o solo é fértil e usado para agricultura.

A Indonésia possui mais de 270 milhões de habitantes e está situada no chamado “anel de fogo” do Pacífico, área que concentra intensa atividade sísmica e vulcânica. O país abriga 129 vulcões ativos.

 

Com informações da Agência Brasil*

Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus