Inscrições abertas: Concurso Nacional de Inventos da Embrapa valoriza soluções para a agricultura familiar até 13 de fevereiro

Agricultores, pesquisadores e empreendedores podem cadastrar máquinas e equipamentos inovadores para o campo com prêmios de R$ 10 mil e destaque nacional

O 1º Concurso Nacional de Inventos de Máquinas, Equipamentos e Implementos Adaptados à Realidade da Agricultura Familiar e de Povos e Comunidades Tradicionais está com as inscrições abertas até 13 de fevereiro de 2026. A iniciativa, promovida pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) em parceria com a Embrapa, Anater e com o apoio da Fundação Banco do Brasil (FBB), busca reconhecer e dar visibilidade a soluções tecnológicas desenvolvidas no campo que atendam às necessidades concretas dos agricultores e demais públicos ligados ao setor produtivo rural.

Podem participar gratuitamente agricultores familiares, pesquisadores vinculados a universidades e institutos e micro e pequenos empreendedores que criaram ou aperfeiçoaram máquinas, equipamentos ou implementos capazes de reduzir o esforço físico no trabalho rural, aumentar a produtividade, melhorar a renda ou promover benefícios ambientais.

O edital também prevê pontuação adicional para invenções lideradas por mulheres, jovens e integrantes de povos e comunidades tradicionais, reforçando o compromisso da chamada com diversidade e inclusão.

Ao todo, serão 20 invenções premiadas:10 na categoria Agricultor Familiar, 5 na categoria Pesquisador, 5 na categoria Empreendedor

Cada vencedor receberá R$ 10 mil, certificado oficial e convite para participar do Seminário Nacional de Máquinas, Equipamentos e Implementos, marcado para março de 2026, na região de Campinas (SP), com despesas de viagem custeadas pelos organizadores.

Uma das novidades do edital é a criação do Banco de Inventos, uma vitrine tecnológica que fará parte da Plataforma Mecaniza, prevista para ser lançada neste semestre, onde as soluções poderão ser expostas publicamente mediante autorização de seus criadores.

O processo de avaliação das propostas levará em conta critérios como impacto na produtividade e aumento de renda, originalidade, redução da penosidade no trabalho campo, benefícios ambientais e potencial de replicação em diferentes regiões e biomas brasileiros.

Para se inscrever, os interessados devem acessar o formulário eletrônico disponível no site oficial do concurso até o dia 13 de fevereiro de 2026. A participação é gratuita e representa uma oportunidade de transformar conhecimento prático em reconhecimento institucional e impacto social na agricultura familiar.

Com informações EMBRAPA*

Por Tatiana Sobreira, da redação da Jovem Pan News Manaus