Inscrições para capacitação de organizações esportivas da Região Norte estão abertas

Plataforma gratuita seleciona 100 instituições e oferece formação sobre a Lei de Incentivo ao Esporte com módulos técnicos e materiais digitais

As inscrições para a nova edição da Rede CT – Capacitação e Transformação estão abertas para organizações da sociedade civil sem fins lucrativos da Região Norte que desenvolvem projetos esportivos com impacto social. A iniciativa, considerada a maior plataforma de formação especializada sobre a Lei Federal de Incentivo ao Esporte (LIE) nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, recebe inscrições até o dia 12 de dezembro pelo site capacitacaoetransformacao.org/inscricaoct-2026.

A formação oferece 32 horas de capacitação divididas em oito módulos, que tratam de temas como elaboração e execução de projetos, captação de recursos, prestação de contas, gestão financeira, comunicação institucional e equidade. As instituições selecionadas terão acesso a aulas on-line, materiais didáticos digitais, encontros de orientação e atividades de troca com outras organizações participantes.

No total, 100 instituições serão selecionadas nesta edição, com foco em organizações que utilizam o esporte como instrumento de transformação social e que buscam ampliar a capacidade técnica, estruturar projetos e fortalecer sua atuação nos territórios da Região Norte.

Impacto já registrado na Região Norte

Nas duas primeiras edições, a Rede CT capacitou 1.073 agentes esportivos e beneficiou 665 organizações distribuídas em 238 municípios e 20 unidades da federação. Todas as unidades da Região Norte foram contempladas. Os projetos estruturados pela Rede CT já somam mais de R$ 87 milhões em propostas aptas para captação pela Lei de Incentivo ao Esporte — quase 13% de todo o montante disponível para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste em 2024 e 46% de tudo o que foi captado nessas regiões no mesmo ano.

A coordenadora de Mobilização da Rede CT, Maria Cecília Costa, destacou que a formação contribui para diminuir desigualdades históricas no acesso aos recursos federais.

“A Rede CT é uma jornada pensada especialmente para organizações sem fins lucrativos que trabalham com esporte e que precisam desse impulso para acessar novos caminhos de captação de recursos. Historicamente, a maior parte dos investimentos via Lei de Incentivo ao Esporte se concentra nas regiões Sul e Sudeste. Por isso, o CT é exclusivo para Norte, Nordeste e Centro-Oeste: queremos ampliar a participação dessas regiões, descentralizar o acesso e garantir que organizações que mais precisam desses incentivos consigam alcançá-los”, afirmou.

Quem pode participar

Podem se inscrever organizações da sociedade civil sem fins lucrativos — associações, institutos, fundações, OSCIPs e federações — com pelo menos um ano de CNPJ até 31 de agosto de 2026, finalidade esportiva prevista no estatuto social, sede nas regiões Norte, Nordeste ou Centro-Oeste e portfólio que comprove atividades esportivas já desenvolvidas. Na Região Norte, podem participar instituições do Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

Sobre o programa

O projeto Capacitação e Transformação conta com apoio do Instituto Futebol de Rua, Nexo Investimento Social e Rede Igapó, além do patrocínio do Itaú, Instituto AEGEA e B3. A iniciativa fortalece empreendedores sociais esportivos e amplia o uso da Lei Federal de Incentivo ao Esporte, especialmente em territórios com maior vulnerabilidade socioeconômica.

 

 

 

 

 

Com Informações da Assessoria

Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus