Usuários do sistema de pagamentos instantâneos Pix enfrentaram dificuldades na manhã desta segunda-feira (29) para realizar transações. Segundo o Banco Central, a instabilidade foi provocada por problemas técnicos no mecanismo de consulta às chaves, mas já foi resolvida. Em nota, a instituição afirmou que atuou rapidamente para normalizar o serviço.
Lançado em 2020, o Pix se consolidou como principal ferramenta de transferências no Brasil, disponível para pessoas físicas, jurídicas e estrangeiros com conta em bancos, fintechs ou instituições de pagamento autorizadas. Atualmente, a plataforma conta com 168 milhões de usuários e movimenta cerca de R$ 2,5 trilhões por mês.
Com adesão de cerca de 75% da população brasileira, o Pix representa quase metade das transações de pagamento realizadas no país, superando métodos tradicionais como cartões de crédito e débito. A facilidade e a rapidez do sistema fizeram dele o meio preferido de transferências, comprovando seu papel central no cotidiano financeiro dos brasileiros.
*Com informações da Agência Brasil
Por Camilla Dantas da Redação da Jovem Pan News Manaus