Ipaam terá data-base reajustada e concurso público com 140 vagas após 18 anos

O governador Wilson Lima sancionou o reajuste da data-base dos servidores do Ipaam e anunciou concurso público com 140 vagas, fortalecendo a gestão ambiental do Amazonas e modernizando serviços do órgão.

O governador Wilson Lima sancionou, nesta sexta-feira (12/12), o reajuste da data-base dos servidores do Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) e anunciou a publicação do edital de concurso público com 140 vagas, após 18 anos sem seleção. As ações fazem parte das comemorações pelos 30 anos do órgão e acompanham a entrega de melhorias nos serviços ambientais, incluindo os totens do Ipaam Digital, nova recepção e Cheques Verdes do Projeto Floresta+ Amazônia.

Reajuste da data-base e valorização dos servidores

Com a sanção, os 133 servidores ativos do Ipaam terão reajuste de 5,53%, a partir de 1º de janeiro de 2026. A medida integra um pacote de valorização dos profissionais responsáveis pelo licenciamento, fiscalização, monitoramento e apoio técnico às políticas ambientais do estado.

“O governador Wilson Lima se aproximou muito dos nossos servidores e vem valorizando. Ele acabou de sancionar a lei da data-base e isso é importante para os servidores, motiva”, destacou Thereza Melo, analista ambiental do Ipaam há 30 anos.

Concurso público

O concurso público terá 140 vagas em áreas estratégicas, como licenciamento ambiental, fiscalização, regularização fundiária, geoprocessamento, tecnologia da informação e apoio técnico-operacional. A banca organizadora será o Cebraspe, conforme publicação no Diário Oficial do Estado de 28 de novembro. O reforço no quadro de servidores ampliará a capacidade de resposta e eficiência do Instituto.

Modernização e digitalização dos serviços

Durante a solenidade, foram entregues os primeiros totens de autoatendimento do Ipaam Digital, permitindo emissão de documentos com validade jurídica por QR Code e integração com sistemas de fiscalização. A nova recepção do órgão foi reestruturada para melhorar acolhimento, acessibilidade e fluxo de atendimento.

Cheques Verdes do Projeto Floresta+ Amazônia

Como parte da programação, 525 produtores rurais do Amazonas foram beneficiados com Cheques Verdes, com pagamentos estimados em R$ 2,6 milhões no primeiro trimestre de 2026, como reconhecimento por práticas de conservação ambiental. O produtor Jones Bentes destacou a importância do apoio do governo para manter a sustentabilidade em sua propriedade.

Nova portaria de reposição florestal

O governador também anunciou a publicação da Portaria Ipaam nº 162/2025, que atualiza regras de reposição florestal no estado, corrigindo distorções, reduzindo impactos financeiros sobre quem atua legalmente e alinhando o Amazonas às melhores práticas nacionais, fortalecendo a segurança jurídica do setor produtivo.

Presenças na solenidade

O evento contou com a participação do diretor-presidente do Ipaam, Gustavo Picanço; do secretário de Meio Ambiente, Eduardo Taveira; do comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Orleilso Muniz; e do deputado estadual Cabo Maciel, entre outras autoridades.

Com informações da Assessoria.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.