O contribuinte do IPTU em Manaus terá maior incentivo para usar o carnê digital em 2026, com descontos de até 12% na cota única. O benefício, estabelecido pelo Decreto nº 6.767 de 5 de janeiro, não se aplica ao pagamento via DAM, carnê físico ou outros meios da Semef.
A Prefeitura de Manaus ampliou as faixas de desconto para o pagamento do IPTU 2026 por meio do carnê digital, disponibilizado no aplicativo de arrecadação da Secretaria Municipal de Finanças (Semef). Os percentuais de redução são:
-
12% para quitação da cota única até 30 de janeiro;
-
11% para pagamento até 27 de fevereiro;
-
10% para quitação até 16 de março, data final de vencimento;
-
2% de desconto para contribuintes que optarem pelo parcelamento via carnê digital até as datas de vencimento.
Os descontos não se aplicam aos contribuintes que, mesmo aderindo ao carnê digital, realizarem o pagamento pelo Documento de Arrecadação Municipal (DAM), carnê físico ou qualquer outro meio da Semef.
A opção pelo carnê digital implica a dispensa automática do carnê físico. Além disso, a prefeitura mantém o sorteio de prêmios em dinheiro para contribuintes que quitarem a cota única pelo sistema digital.
O Decreto nº 6.767/2026 detalha ainda as datas das parcelas e outras regras para o pagamento do IPTU em Manaus. O uso do carnê digital busca facilitar o processo, reduzir custos e incentivar a pontualidade no pagamento do imposto.

Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.






