João Fonseca e Marcelo Melo vencem na estreia do Rio Open 

Parceria superou argentinos e italianos em sets diretos na Quadra Guga Kuerten

O Brasil começou bem na chave de duplas do Rio Open. Na segunda-feira (16), João Fonseca e Marcelo Melo garantiram vaga nas quartas de final ao vencerem o argentino Roman Burruchaga e o italiano Andrea Pellegrino por 2 sets a 0, com parciais de 6/4 e 6/4, em duelo disputado na Quadra Guga Kuerten.

A classificação coloca a dupla brasileira na próxima fase contra os vencedores do confronto entre Andrés Molteni e Máximo González e a parceria formada por Gonzalo Escobar e Jean-Julien Rojer. A organização ainda definirá data e horário da partida.

A estreia teve mudança de última hora. Inicialmente, os brasileiros enfrentariam Damir Dzumhur e Alexandre Müller. Porém, pouco antes do início do jogo, Müller desistiu do torneio após sofrer uma distensão muscular. Com isso, Burruchaga e Pellegrino foram chamados para a vaga. O argentino é filho de Jorge Burruchaga, campeão mundial com a Argentina em 1986, enquanto o italiano havia sido eliminado no qualifying pelo lituano Villius Gaubas.

Para João Fonseca, o resultado marca o primeiro triunfo em uma chave de duplas do ATP 500 carioca. Já Marcelo Melo defende o título conquistado em 2025, quando levantou o troféu ao lado de Rafa Matos.

Além da campanha nas duplas, Fonseca também disputa o torneio de simples. A estreia será em um confronto entre brasileiros contra Thiago Monteiro, atualmente número 208 do ranking mundial e ex-61º colocado em 2022. O jogo deve ocorrer nesta terça-feira (17), com horário e quadra ainda a serem confirmados.

Realizado desde 2014, o Rio Open é um torneio nível ATP 500, considerado o terceiro patamar mais importante do circuito, atrás apenas dos Masters 1000 e dos quatro Grand Slams: Australian Open, Roland Garros, Wimbledon e US Open.

Com a vitória na estreia, a parceria brasileira mantém viva a expectativa de mais um título para o país diante da torcida no Rio de Janeiro.

Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus

Foto: Fotojump/Rio Open