O tênis brasileiro pode voltar a ter um representante entre os cabeças de chave de um Grand Slam após mais de uma década. João Fonseca, atualmente 30º do ranking da ATP, aparece entre os 32 melhores do mundo na atualização divulgada nesta segunda-feira (12) e, caso confirme presença no Australian Open de 2026, será cabeça de chave em um Grand Slam pela primeira vez na carreira.
Apesar de ainda não ter entrado em quadra em 2026, Fonseca herdou a condição de 28º cabeça de chave em Melbourne após as desistências de Jack Draper e Holger Rune, números 11 e 16 do mundo, respectivamente. O Brasil não conta com um cabeça de chave masculino em torneios deste nível desde Thomaz Bellucci, no US Open de 2015.
A presença do jovem brasileiro no Australian Open, no entanto, ainda depende de confirmação. Fonseca segue em recuperação de dores na lombar, consequência de uma fratura por estresse sofrida há cinco anos, além de conviver com uma coluna retificada.
A definição sobre a participação no Grand Slam australiano deve ocorrer nos próximos dias, conforme a evolução do quadro físico.
O foco da preparação tem sido justamente o torneio de Melbourne. Em 2025, Fonseca alcançou a segunda rodada do Australian Open e ganhou projeção internacional ao eliminar Andrey Rublev, então integrante do top 10 do ranking mundial, logo na estreia.
Fonseca iniciou a atual temporada como 24º do mundo, mas acabou perdendo posições após desistir dos torneios de Brisbane e Adelaide, que serviriam como preparação para o primeiro Grand Slam do ano.
Além dele, outros brasileiros ainda buscam espaço na chave principal masculina do Australian Open de 2026. Gustavo Heide venceu sua primeira partida no qualifying, enquanto Thiago Wild faz sua estreia nesta segunda-feira (12). João Lucas Reis, por sua vez, já foi eliminado na fase preliminar.
Na chave feminina, o Brasil também terá representantes. Bia Haddad Maia está garantida na disputa do Grand Slam, embora não figure entre as cabeças de chave. Já Laura Pigossi foi eliminada nas qualificatórias realizadas na Austrália.
Entre os cabeças de chave masculinos do Australian Open de 2026 estão nomes como Carlos Alcaraz, Jannik Sinner, Novak Djokovic, Alexander Zverev, além do próprio João Fonseca, que aparece entre os 32 principais tenistas do torneio.
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Julian Finney/Getty Images






