Levante Mulheres Vivas reúne público em Manaus com participação do Boi Garantido

Representantes do bumbá participaram da mobilização na Praça do Congresso. Evento integrou ações realizadas simultaneamente em várias cidades do país.

O Levante Nacional Mulheres Vivas ocorreu neste domingo, 7 de dezembro, na Praça do Congresso. O ato integrou mobilizações em diferentes cidades brasileiras contra o feminicídio e outras formas de violência contra mulheres. O Boi-Bumbá Garantido esteve presente com a porta-estandarte Jeveny Mendonça, a rainha do folclore Lívia Christina e a levantadora de toadas Márcia Siqueira.

Jeveny Mendonça afirmou que a mobilização reforça a defesa por justiça às vítimas de feminicídio no país e mencionou figuras simbólicas dessa luta, como Dandara, Marielle e Tainara Souza, sobrevivente de tentativa de feminicídio em novembro, em São Paulo.

“É um momento de grande importância para todas nós. Merecemos ser felizes, livres e também merecemos viver. Nossas vidas importam e estamos aqui para clamar por justiça. Chega da banalização da violência contra a mulher”, afirmou a porta-estandarte do Boi Garantido.

Lívia Christina relembrou o caso de Deusiane da Silva, morta em 2015 em Manaus, e destacou a necessidade de manter a luta ativa contra violências que atingem mulheres em diferentes contextos.

“Devemos sempre estar ativas nas lutas contra todas as formas de violência contra as mulheres. Basta de feminicídio e silenciamento. Que nossas vozes sigam firmes na defesa da vida e da dignidade de todas nós”, mencionou Lívia Christina.

Marinete Tukano, da Umiab, apontou falhas na coleta de dados oficiais sobre agressões contra mulheres indígenas e afirmou que episódios de violência seguem em crescimento no Amazonas.

“Neste ato, de forma simbólica, também estamos trazendo os dados de mulheres indígenas que passam por violência doméstica e outras violências, como o feminicídio indígena. No Amazonas, esses números crescem todos os dias”, disse.

Continuidade da mobilização

A participação do Boi Garantido reforçou o posicionamento público do bumbá na defesa de ações contra o feminicídio, o machismo e outras violências. As atividades do Levante Mulheres Vivas seguiram ao longo do dia com intervenções e manifestações culturais.

 

Com informações da Assessoria de Comunicação

Foto: Divulgação

Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus