O Levante Nacional Mulheres Vivas ocorreu neste domingo, 7 de dezembro, na Praça do Congresso. O ato integrou mobilizações em diferentes cidades brasileiras contra o feminicídio e outras formas de violência contra mulheres. O Boi-Bumbá Garantido esteve presente com a porta-estandarte Jeveny Mendonça, a rainha do folclore Lívia Christina e a levantadora de toadas Márcia Siqueira.
Jeveny Mendonça afirmou que a mobilização reforça a defesa por justiça às vítimas de feminicídio no país e mencionou figuras simbólicas dessa luta, como Dandara, Marielle e Tainara Souza, sobrevivente de tentativa de feminicídio em novembro, em São Paulo.
“É um momento de grande importância para todas nós. Merecemos ser felizes, livres e também merecemos viver. Nossas vidas importam e estamos aqui para clamar por justiça. Chega da banalização da violência contra a mulher”, afirmou a porta-estandarte do Boi Garantido.
Lívia Christina relembrou o caso de Deusiane da Silva, morta em 2015 em Manaus, e destacou a necessidade de manter a luta ativa contra violências que atingem mulheres em diferentes contextos.
“Devemos sempre estar ativas nas lutas contra todas as formas de violência contra as mulheres. Basta de feminicídio e silenciamento. Que nossas vozes sigam firmes na defesa da vida e da dignidade de todas nós”, mencionou Lívia Christina.
Marinete Tukano, da Umiab, apontou falhas na coleta de dados oficiais sobre agressões contra mulheres indígenas e afirmou que episódios de violência seguem em crescimento no Amazonas.
“Neste ato, de forma simbólica, também estamos trazendo os dados de mulheres indígenas que passam por violência doméstica e outras violências, como o feminicídio indígena. No Amazonas, esses números crescem todos os dias”, disse.
Continuidade da mobilização
A participação do Boi Garantido reforçou o posicionamento público do bumbá na defesa de ações contra o feminicídio, o machismo e outras violências. As atividades do Levante Mulheres Vivas seguiram ao longo do dia com intervenções e manifestações culturais.
Com informações da Assessoria de Comunicação
Foto: Divulgação
Por Ismael Oliveira – Redação Jovem Pan News Manaus






