O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta terça-feira (27), que viajará aos Estados Unidos no início de março para um encontro bilateral com o presidente Donald Trump na Casa Branca, em Washington. A confirmação foi dada na chegada de Lula ao Panamá, onde participará do Fórum Econômico Internacional da América Latina e Caribe.
“No começo de março eu vou fazer uma viagem a Washington porque os Estados Unidos e o Brasil são as duas principais democracias do Ocidente e eu acho que dois chefes de Estado precisam conversar olhando um no olho do outro, para que a gente possa discutir as boas relações entre Brasil e Estados Unidos”, declarou Lula a jornalistas.
Lula e Trump conversaram por telefone na segunda-feira (26) em uma ligação de cerca de 50 minutos na qual trataram de temas como a situação na Venezuela, o plano de paz para a Faixa de Gaza e o combate ao crime organizado, segundo o governo brasileiro.
O presidente disse que dialoga com líderes internacionais em defesa do multilateralismo e citou conversas recentes com o presidente francês Emmanuel Macron, o presidente chileno Gabriel Boric e Trump.
No Panamá, Lula também foi questionado sobre a crise na Venezuela e a presença militar dos EUA no Caribe. Ele afirmou que conversou duas vezes com a presidente interina Delcy Rodríguez e que pretende falar novamente com ela em breve. “É importante que o presidente Trump permita que a Venezuela possa cuidar da sua soberania, cuidar dos interesses democráticos da Venezuela e vamos ver o que que vai acontecer”, disse Lula no evento.
A data exata da reunião em Washington ainda não foi anunciada, mas deve ocorrer depois das viagens previstas ao Índica e à Coreia do Sul em fevereiro.
Com informações da Agência Brasil*
Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus






