O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem visita marcada a Manaus no dia 9 de setembro, quando participará da inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia. A nova estrutura reunirá representantes dos países que compartilham a floresta amazônica e terá como prioridade o enfrentamento a crimes como garimpo ilegal, narcotráfico e tráfico de armas.
O anúncio foi feito por Lula durante a 5ª Cúpula de Presidentes dos Estados Partes do Tratado de Cooperação Amazônica (TCA), ocasião em que também reforçou o convite para que os demais chefes de Estado da região participem da cerimônia.
“Em 9 de setembro estaremos em Manaus inaugurando o Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia, com a presença de todos os países amazônicos. (…) É uma medida fundamental para combater o garimpo ilegal, o narcotráfico e o contrabando de armas”, afirmou o presidente.
Integração entre países e estados da Amazônia Legal
O governo federal espera contar com a participação de líderes dos oito países amazônicos no evento, fortalecendo a articulação regional. Além disso, o CCPI terá presença dos nove estados que compõem a Amazônia Legal (Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins).
De acordo com informações oficiais, a sede contará com serviços de inteligência, áreas voltadas para operações e logística, sala de videomonitoramento, gabinete de crise, espaço de imprensa e outras estruturas voltadas à atuação integrada.