O aniversário de 95 anos do Ministério da Educação (MEC) foi comemorado neste domingo (28), em Brasília, com a realização da Corrida e Caminhada MEC 95 Anos, que reuniu cerca de 6 mil pessoas na Esplanada dos Ministérios. O evento, que contou com percursos de 3 km para caminhada e 5 km e 10 km para corrida, teve como objetivo integrar servidores, educadores, gestores e a comunidade, celebrando a trajetória da instituição.
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, participou da programação e destacou a importância de políticas públicas educacionais robustas para o desenvolvimento e soberania do país. Durante o evento, o presidente ressaltou que a educação é a base para que o Brasil não dependa de interferências externas, enfatizando o valor da alfabetização, da educação infantil à universidade, e de programas como Prouni, Sisu, Fies, Pé de Meia e Enem.
O ministro da Educação, Camilo Santana, também esteve presente, junto a outras autoridades, incluindo os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Alexandre Padilha (Saúde), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Alexandre Silveira (Minas e Energia). Ao final dos percursos, os três primeiros colocados de cada categoria receberam medalhas especiais, enquanto os demais participantes receberam medalhas de participação, com Lula dedicando as premiações aos profissionais da educação de todo o país.
Criado em 1930 como Ministério da Educação e Saúde Pública, o MEC surgiu com a função de coordenar políticas educacionais e de saúde, esporte e meio ambiente. Ao longo de sua história, contou com o trabalho de educadores como Anísio Teixeira e Fernando de Azevedo e marcos importantes, como o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, a Constituição de 1934, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação de 1961 e a reforma universitária de 1968. Atualmente, o ministério atua em todos os níveis de ensino, incluindo educação infantil, fundamental, médio, superior, profissional, tecnológica, especial e a distância.
Com informações da Agência Brasil
Da Redação da JP News Manaus, Camilla Dantas