O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu nesta segunda-feira (13), no Vaticano, com o papa Leão XIV. Durante o encontro, Lula falou sobre religião, fé, os desafios do Brasil e a necessidade de combater a desigualdade.
Acompanhou Lula no encontro a primeira-dama Janja da Silva, os ministros das Relações Exteriores Mauro Vieira, do Desenvolvimento Social Wellington Dias e da Agricultura e Desenvolvimento Agrário.

Em postagem na rede social X, o presidente informou que parabenizou o pontífice pela Exortação Apostólica Dilexi Te e destacou a importância de integrar fé e compromisso com os mais pobres. Lula disse ainda que o documento serve como referência e deve ser lido e praticado por todos.
“Parabenizei o santo padre pela Exortação Apostólica Dilexi Te e a sua mensagem de que não podemos separar a fé do amor pelos mais pobres. Disse a ele que precisamos criar um amplo movimento de indignação contra a desigualdade e considero o documento uma referência, que precisa ser lido e praticado por todos”, afirmou Lula.
O presidente citou sua relação com religiosos brasileiros, incluindo dom Paulo Evaristo Arns, dom Hélder Câmara, dom Luciano Mendes de Almeida, Pedro Casaldáliga e o atual presidente da CNBB, dom Jaime Spengler.
Durante a reunião, Lula comentou com o papa sua participação no encontro da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) e mencionou que o Brasil foi retirado pela segunda vez do Mapa da Fome em dois anos e meio. “Agora, estamos levando este debate para o mundo por meio da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza”, afirmou.
O presidente convidou o pontífice para a COP30, que será realizada em novembro, em Belém, destacando a importância de realizar a Conferência do Clima na Amazônia. O papa informou que não poderá participar por conta do Jubileu, mas garantiu representação do Vaticano no evento.
Lula também mencionou uma futura visita do pontífice ao Brasil. “Ficamos muito felizes em saber que sua santidade pretende visitar o Brasil no momento oportuno. Será muito bem recebido, com o carinho, o acolhimento e a fé do povo brasileiro”, disse.
O presidente relacionou a fé do povo brasileiro à recente celebração do Círio de Nazaré e ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil.
Com informações da Agência Brasil.
Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus