Maioria dos latinos avalia piora na própria situação sob governo Trump, aponta pesquisa

Levantamento do Pew Research Center mostra percepção negativa sobre políticas migratórias e economia
Foto: Instagram / @realdonaldtrump

A maioria dos latinos que vivem nos Estados Unidos afirmou que sua situação piorou durante o governo de Donald Trump, segundo pesquisa do Pew Research Center divulgada nesta segunda-feira (24). O levantamento apontou que 68% dos entrevistados perceberam piora no último ano, enquanto cerca de 80% avaliaram que as políticas da atual administração prejudicam mais os latinos do que os beneficiam.

O estudo indica que ações voltadas à deportação em massa e o desempenho econômico recente influenciaram a percepção do grupo. O comportamento eleitoral dos latinos pode ter impacto direto nas eleições de meio de mandato de 2026, quando estarão em disputa as maiorias republicanas na Câmara e no Senado.

O levantamento também analisou como a avaliação do governo pode influenciar o comportamento eleitoral dos latinos nas próximas disputas nacionais. Diante desse cenário, o diretor de Pesquisa de Raça e Etnia do Pew, Mark Lopez, avaliou os possíveis impactos dessa percepção negativa.

“Não há dúvida de que, se as pessoas estabelecerem conexões com um determinado governo ou partido político, isso poderá ter algumas implicações nas próximas eleições”, disse.

Apoio de Trump entre latinos

Apesar da avaliação negativa no estudo recente, Trump registrou desempenho relevante entre eleitores latinos nas eleições presidenciais de 2024, impulsionado por preocupações econômicas e maior adesão entre homens latinos.

Os novos dados têm relação com uma pesquisa Reuters/Ipsos de outubro, que mostrou aprovação de 32% entre hispânicos, abaixo do índice geral de 42% registrado no mesmo período.

A pesquisa também identificou que 52% dos latinos temem ser deportados ou ver alguém próximo nessa situação, número superior aos 42% registrados no início do segundo mandato de Trump.

O levantamento também mostrou que a percepção dos latinos sobre o governo varia de acordo com os temas que consideram mais importantes. Entre esses pontos, a economia segue no centro das preocupações do grupo. Sobre esse cenário, Lopez avaliou o impacto das questões econômicas.

“A economia foi uma questão central na eleição de 2024 e, mesmo com o custo de vida elevado, cerca de metade dos latinos espera melhora na situação”, concluiu.

Metodologia

O Pew Research Center entrevistou 4.923 latinos entre os dias 6 e 16 de outubro. A margem de erro é de 2,6 pontos percentuais. Do total, 1.116 eram imigrantes. A organização informou ainda que cerca de 82% dos latinos vivem legalmente no país, conforme base de dados própria.


Com informações CNN*

Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus