A poucos dias do Natal, o comércio de Manaus entra na reta final de um dos períodos mais importantes do ano para o varejo. Segundo a Pesquisa de Intenção de Compras para o Natal 2025, realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Amazonas (Fecomércio AM) por meio do Instituto Fecomércio de Pesquisas Empresariais do Amazonas (Ifpeam), 94% dos consumidores planejam comprar presentes neste Natal.
O levantamento, realizado em outubro com 1.145 consumidores, ganha ainda mais relevância neste momento, quando grande parte das compras se concentra na última semana antes da data. De acordo com o estudo, 37% dos consumidores deixam para comprar na semana que antecede o Natal, reforçando a expectativa de intenso fluxo nas lojas nos próximos dias.
Valores e categorias de produtos
Os gastos devem se concentrar principalmente em duas faixas: 38% dos consumidores pretendem gastar acima de R$ 400, enquanto 46% planejam desembolsar entre R$ 101 e R$ 300. Entre os produtos mais procurados estão:
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Vestuário: 32%
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Perfumaria e cosméticos: 18%
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Brinquedos: 17%
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Acessórios: 9%
As compras são voltadas, sobretudo, para familiares: mães (22%), filhos, afilhados ou enteados (22%) e cônjuges ou namorados(as) (17%) lideram a lista de presenteados. Além disso, 77% dos consumidores afirmam que comprarão mais de um presente, o que contribui para um impacto positivo no faturamento do comércio.
Comércio presencial ainda é preferido
Mesmo com o crescimento do comércio digital, a pesquisa confirma que o presencial continua sendo o mais procurado, com 94% dos consumidores planejando comprar em lojas físicas, contra apenas 6% que pretendem optar pelo ambiente online.
Os shoppings centers lideram a preferência (40%), seguidos pelo centro da cidade (37%) e pelas lojas de bairro (20%), que também devem registrar aumento na movimentação nesta reta final.
Formas de pagamento
O cartão de crédito é o método mais utilizado, citado por 50% dos consumidores, seguido pelo Pix (40%). Já crediário, carnê ou cartão de loja devem ser usados por 10% dos entrevistados.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Mana






