O Amazonas encerrou 2025 com os melhores indicadores de segurança pública das últimas décadas. Dados apresentados nesta sexta-feira (9) pela Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) mostram queda histórica nos homicídios e feminicídios, redução expressiva dos crimes contra o patrimônio e um novo recorde na apreensão de drogas. Os resultados refletem investimentos em tecnologia, modernização de equipamentos e ampliação do efetivo policial.
De acordo com a SSP-AM, todos os meses de 2025 registraram redução no número de homicídios. No acumulado do ano, a queda foi de 33% em todo o estado, com 350 registros a menos desse tipo de crime. Com isso, o Amazonas atingiu a menor taxa de homicídios dos últimos 19 anos, com 16,38 casos para cada 100 mil habitantes. Em Manaus, o índice chegou a 16,10 por 100 mil habitantes, o menor dos últimos 25 anos.
O secretário de Segurança Pública do Amazonas, coronel Vinícius Almeida, destacou que os resultados estão diretamente ligados ao fortalecimento do efetivo e à retomada dos concursos públicos no estado.
“O mais importante foi a taxa de homicídios. O Estado do Amazonas teve uma redução de 33%, alcançando a menor taxa dos últimos 20 anos. Na capital, essa redução foi ainda mais forte, de 45%, e o ano de 2025 se consolidou como o mais seguro dos últimos 25 anos em Manaus”, afirmou.
Segundo o secretário, a maior presença policial nas ruas tem impacto direto na rotina da população.
“Esses números refletem todo um grande investimento que foi feito pelo governo do Estado. Foram mais de dez anos sem concurso público, o que reduziu muito o efetivo. A partir de 2021, com o programa Amazonas Mais Seguro, começamos a recompor essas forças. Hoje, ver viaturas, policiais nas ruas, delegacias ativadas e policiamento a pé gera essa sensação de tranquilidade no dia a dia”, completou.
Os crimes de feminicídio também apresentaram queda relevante em 2025, com redução de 31% em todo o estado e de 47% na capital. Já os casos de latrocínio recuaram 23%, resultado atribuído às ações integradas das forças de segurança e ao uso de tecnologias como o sistema Paredão, que faz leitura de placas e reconhecimento facial.
O delegado-geral adjunto da Polícia Civil do Amazonas, Guilherme Torres, ressaltou que os avanços são resultado da atuação conjunta entre as corporações e do investimento contínuo em tecnologia e pessoal.
“Foram mais de 12 mil medidas de proteção concedidas a mulheres em situação de vulnerabilidade, tanto na capital quanto no interior. Tivemos recordes no cumprimento de mandados de prisão, o que só foi possível com tecnologia, integração com a Polícia Militar e reforço do efetivo”, destacou.
Os crimes contra o patrimônio também registraram reduções históricas. Os roubos a coletivos caíram 60%, passando de 892 casos em 2024 para 353 em 2025. Nas rotas de transporte, a queda foi de 98,4%. Já os roubos de celulares reduziram 32%, enquanto os roubos a residências, veículos, pedestres e ao comércio apresentaram quedas de 34%, 31%, 31% e 28%, respectivamente.
Recorde de apreensão de drogas
No enfrentamento ao tráfico, o Amazonas bateu novo recorde em 2025. Entre janeiro e dezembro, foram apreendidas 46,6 toneladas de entorpecentes, volume superior ao registrado em 2024, quando 43,2 toneladas foram retiradas de circulação.
O comandante-geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Klinger Paiva, destacou que os investimentos em estrutura e equipamentos ampliaram a capacidade operacional da corporação.
“A Polícia Militar tem contribuição direta nesses números, principalmente no policiamento preventivo e nas prisões. Isso é reflexo dos investimentos em viaturas novas, motocicletas, equipamentos e tecnologia, que dão melhores condições de trabalho aos policiais e ampliam a presença da PM nas ruas”, afirmou.
Além das drogas, o estado também superou o número de armas apreendidas em relação ao ano anterior. Em 2025, foram retiradas de circulação 1.606 armas de fogo e 21,5 mil munições. O cumprimento de mandados de prisão aumentou 18% na comparação com 2024.
Investimentos e próximos passos
Desde 2019, mais de R$ 1,16 bilhão foram investidos na área de segurança pública no Amazonas. Os recursos foram destinados à aquisição de armamentos modernos, lanchas blindadas, bases fluviais e sistemas tecnológicos. Em 2025, o uso de reconhecimento facial foi ampliado nas ruas e em viaturas das polícias Civil e Militar.
No mesmo período, o estado chegou à marca de 3,7 mil novos servidores incorporados às forças de segurança, reforçando o policiamento na capital e em outros 40 municípios do interior.
Segundo a SSP-AM, o foco para 2026 é manter os indicadores em patamar baixo e avançar em novas frentes tecnológicas e operacionais.
“Segurança pública nunca está a 100%. O desafio agora é manter esses números e avançar ainda mais, principalmente no interior. O legado que está sendo deixado é de investimentos sustentáveis, planejamento e estrutura para os próximos anos”, concluiu o secretário.
Com informações da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus






