A Guarda Municipal de Manaus passou a integrar, nesta segunda-feira (1º), um novo conjunto de equipamentos de porte e confirmou a nomeação de 126 agentes habilitados após o curso de formação. A apresentação ocorreu na Lagoa do Japiim, zona Sul.
O município incorporou 150 pistolas, ampliando a dotação de armamento alinhado ao treinamento dos agentes. Também foi anunciada a adoção de uma pistola menos letal com munição de elastômero, tornando Manaus a primeira cidade do país a operar esse tipo de equipamento no âmbito municipal.
O reforço integra o processo de modernização da Guarda Municipal, que prevê atualização de equipamentos, ampliação de frota, formação continuada e expansão do efetivo.
O prefeito ressaltou as mudanças implementadas na corporação nos últimos anos, destacando marcos estruturais e operacionais.
“Depois de 74 anos, fizemos o primeiro concurso para agentes armados, saímos de dois veículos para mais de cem e fomos os primeiros a autorizar a arma de fogo. Hoje, entregamos mais 150 pistolas TS9 e somos a única Guarda do Brasil com pistola menos letal, de munição elastomérica. Segurança nem é obrigação da prefeitura, mas nós estamos fazendo, e fazendo muito. Manaus não espera”, disse Davi Almeida.
O secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, Alberto de Siqueira, também detalhou o impacto da tecnologia adotada pela corporação. Antes da sonora, ele contextualizou que o equipamento menos letal passa a integrar a doutrina de uso progressivo da força.
“A adoção da pistola menos letal com munição de elastômero é um divisor de águas. Nenhuma outra guarda municipal do Brasil possui esse armamento. Isso demonstra profissionalismo, responsabilidade e compromisso com a vida. É tecnologia aplicada para garantir abordagem qualificada e respeito ao cidadão”, destacou Alberto de Siqueira.
A ampliação do efetivo também integra o planejamento municipal. Após a nomeação dos 126 agentes, a prefeitura prepara um novo concurso público com 590 vagas. A projeção é alcançar quase 1.500 guardas até 2027.
O conjunto de investimentos tem como foco consolidar Manaus entre as guardas municipais mais estruturadas do país, com armamento atualizado, efetivo ampliado e procedimentos alinhados às normas de uso da força.
Com informações da Assessoria de Comunicação*
Por Haliandro Furtado — Redação da Jovem Pan News Manaus






