Nos dias 22 e 23 de outubro, Manaus se transforma em palco internacional da ciência e da sustentabilidade. A capital amazonense recebe o workshop nórdico-brasileiro “Conectando saberes para a ciência com impacto na Amazônia”, evento pré-COP30 que reúne pesquisadores da Finlândia, Suécia, Noruega e do Brasil com o objetivo de fomentar a cooperação científica e a construção de soluções para os desafios da região amazônica. A iniciativa conta com apoio do Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam).
O evento será realizado no Auditório Deputado Belarmino Lins, na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), bairro Parque 10 de Novembro, zona centro-sul de Manaus, das 9h às 17h, em ambos os dias. A programação inclui palestras, grupos de trabalho e painéis estratégicos, com foco em mudanças climáticas, biodiversidade, saberes indígenas e impacto social das pesquisas científicas.
A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Fapeam, o Consulado da Finlândia, as Embaixadas da Suécia e da Noruega, a Iniciativa Amazônia+10, a Fapesp, e conta com financiamento do Nordic Embassy Cooperation Programme (NEP).
“O objetivo é criar pontes entre cientistas nórdicos e brasileiros, promovendo uma pesquisa inclusiva, colaborativa e com impacto real na conservação e desenvolvimento da Amazônia”, destacou a organização do evento.
Diálogos entre ciência, clima e povos da floresta
A abertura do workshop contará com duas palestras que refletem a integração entre conhecimento científico ocidental e saberes tradicionais indígenas:
-
“O sistema de conhecimento indígena frente aos desafios de desequilíbrio do mundo terrestre” – com o Dr. João Paulo Lima Barreto (Centro de Medicina Indígena Bahserikowi / UFAM);
-
“Indigenização da academia e das discussões de sustentabilidade” – com a Dra. Hanna Guttorm (Universidade de Helsinque).
Na sequência, os participantes serão organizados em grupos de trabalho temáticos, abordando os seguintes eixos:
-
Pesquisa e inovação para conservação da biodiversidade;
-
Mitigação e adaptação às mudanças climáticas;
-
Transformações sociais e desenvolvimento econômico na Amazônia;
-
Impacto das pesquisas nas políticas públicas e nos negócios sustentáveis.
Cooperação internacional para o futuro da Amazônia
Estarão presentes representantes da Academia da Finlândia, pesquisadores das Embaixadas Nórdicas e integrantes de agências brasileiras de fomento à pesquisa, como a Fapeam e a Fapesp.
Além das discussões científicas, o evento busca fortalecer estratégias colaborativas entre os países em temas como financiamento da ciência, uso sustentável dos recursos naturais e promoção do bem-estar das populações amazônicas, com vistas à COP30, que será realizada no Brasil em 2025.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus.