Elson Andrade Ferreira Júnior participou da estreia do programa De Olho na Cidade, da Jovem Pan News Manaus, e destacou desafios para ampliar a rede de estogatamento sanitário
Manaus está passando por uma transformação histórica no saneamento. Mais de R$ 3 bilhões em investimentos estão sendo aplicados na capital para ampliar a rede de esgotamento sanitário, segundo o diretor-presidente da Agência Reguladora dos Serviços Públicos Delegados (Ageman), Elson Andrade Ferreira Júnior.
“Manaus hoje está vivendo uma revolução com relação à água. O município está tendo grandes investimentos, hoje mais de três bilhões de investimentos estão sendo implantados para implantação da rede de esgoto”, afirmou.
A declaração foi feita durante a estreia do programa De Olho na Cidade, apresentado por Jackson Nascimento e Tati Sobreira, nesta terça-feira. Elson destacou ainda que não basta apenas construir a rede: é preciso que a população faça a ligação de suas casas para que o sistema funcione plenamente.
“Não é só disponibilizar a rede. A população precisa se conectar, ligar sua casa à estrutura para que o esgoto seja de fato tratado”, alertou.
Avanços e metas
Manaus deve encerrar 2025 com aproximadamente 40% de cobertura em esgotamento sanitário. Em 2021, esse índice era de apenas 16%.
“Quando iniciamos a gestão, a cidade tinha em torno de 18 a 19%. Hoje já passamos de 35%, 36%. Este ano devemos fechar em 40%”, explicou Elson.
A meta é ousada: chegar a 90% de cobertura até 2033, beneficiando mais de 2 milhões de moradores. O programa Trata Bem Manaus é o carro-chefe dessa expansão, considerado o maior da capital nas últimas três décadas.
Fiscalização e execução
As obras são executadas pela concessionária Águas de Manaus, do grupo Aegea, sob fiscalização da Ageman.
“Nosso papel é assegurar que cada investimento se transforme em melhoria real na vida das pessoas. Não basta anunciar obras, é preciso entregar resultados”, ressaltou Elson.
Além do esgotamento, Manaus já universalizou o abastecimento de água em áreas regulares, atendendo 98% da população.
“Esse é um serviço que há alguns anos não chegava com qualidade a quem vivia em palafitas ou às margens de igarapés. Hoje, com a regulação municipal, conseguimos universalizar o abastecimento”, disse.
Destaque nacional
Segundo o Instituto Trata Brasil, Manaus figura entre as dez capitais que mais ampliaram a cobertura de água e esgoto e ocupa a sexta posição no ranking de investimentos do setor, com R$ 1,6 bilhão aplicados nos últimos sete anos.
Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus