O Ministério Público do Estado do Amazonas (MPAM) e a Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc-AM) discutiram, em reunião recente, a possível realocação do Serviço de Apoio à Mulher, Idoso e Criança (Samic) no município de Maués. A proposta é transferir o serviço para o interior da Delegacia de Polícia, com o objetivo de reduzir dificuldades de acesso enfrentadas pela população.
De acordo com avaliação das instituições, a atual distância entre o Samic e a unidade policial tem impactado o número de atendimentos. Segundo o promotor de Justiça Aramis Pereira Júnior, a medida pode contribuir para retomar o contato direto com o público atendido.
“Isso deve restabelecer a proximidade com o público-alvo e otimizar os atendimentos”, afirmou.
Outros pontos abordados na reunião foram o aperfeiçoamento do fluxo de atendimento, a capacitação de profissionais e a realização de reuniões periódicas com representantes da rede local, incluindo secretarias municipais, Polícia Militar, Delegacia, Judiciário e demais órgãos que compõem a rede de proteção.
O Samic já opera na cidade, mas o encontro teve como foco principal revisar os procedimentos adotados, especialmente nos casos de violência doméstica. O atendimento a crianças e idosos também foi incluído nas discussões, considerando as situações de vulnerabilidade identificadas na região.
As ações fazem parte de uma articulação entre MPAM e a Sejusc, sob coordenação da secretária executiva da Secretaria de Políticas para as Mulheres (SEPM), Sylan Picanço, e da secretária estadual Jussara Pedrosa.
Com informações da Assessoria*
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manauss
Foto: Divulgação / Sejusc