O Ministério da Educação (MEC) lançou uma série de vídeo-aulas sobre redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em parceria com o YouTube e o professor Noslen Borges. Os vídeos, que podem ser acessados gratuitamente no canal oficial do MEC, têm como objetivo orientar os estudantes sobre as competências exigidas na prova, marcada para os dias 9 e 16 de novembro.
A iniciativa não aborda temas específicos de redação, mas analisa as cinco competências cobradas pelo exame e apresenta orientações sobre como desenvolver uma boa produção textual, segundo Noslen Borges, influenciador e professor de Português com 5,4 milhões de seguidores. O professor não recebeu cachê pelo trabalho.
O YouTube contribuiu com logística, estúdio e edição dos seis vídeos da série, que estarão disponíveis no canal do MEC na plataforma. A parceria surgiu de forma espontânea, após a participação de Noslen em um evento em Brasília, quando integrantes do ministério reconheceram o seu trabalho em educação online.
Noslen Borges atua exclusivamente com aulas digitais há mais de cinco anos e possui o maior canal de Português do Brasil. Ele já recebeu o prêmio YouTube Educação por seu trabalho em educação midiática.
Segundo o MEC, a iniciativa busca “democratizar o acesso a conteúdos preparatórios” para o Enem, considerado a principal porta de entrada para o ensino superior no país. Recentemente, o governo também lançou o aplicativo MEC Enem, que oferece simulados, correção automática e assistente virtual.
Amanda Berezoski, líder da vertical de educação do YouTube Brasil, destacou que a parceria reforça a democratização do acesso à informação, alinhando-se ao uso da plataforma como ferramenta de aprendizagem. Uma pesquisa da Oxford Economics indica que 80% dos usuários concordam que o YouTube oferece oportunidades iguais para aprender, enquanto 74% dos professores consideram a plataforma útil para auxiliar os alunos.
Com informações da Assessoria.
Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus



