Merenda escolar 2026: ADS leva credenciamento itinerante do Preme a produtores de Manaus e Silves

Edital do Programa de Regionalização da Merenda Escolar segue aberto até 10 de dezembro para agricultores que queiram fornecer alimentos às escolas estaduais

Em continuidade ao cronograma de ações itinerantes para ampliar o acesso ao Programa de Regionalização da Merenda Escolar (Preme), técnicos da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) estiveram, na quinta-feira (4/12), na comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, na zona rural de Manaus, e no município de Silves (a 204 quilômetros da capital), realizando cadastros de interessados em participar da iniciativa.

O edital do Preme, aberto até o dia 10 de dezembro deste ano, é voltado a produtores rurais, associações, cooperativas e agroindústrias que desejam fornecer alimentos para o cardápio dos alunos das escolas estaduais em 2026. De acordo com a coordenadora do programa, Jacqueline Azevedo, a ADS estruturou um calendário de visitas ao interior justamente para facilitar o credenciamento e alcançar um número maior de produtores.

“Com essa iniciativa, a ADS visa aumentar as oportunidades e garantir a participação do maior número de produtores ao programa, que gera emprego e renda aos trabalhadores rurais. Os interessados estão na expectativa de que ano que vem a ADS possa firmar contratos com eles, para que possam fornecer seus produtos e que eles cheguem à mesa dos alunos”, afirmou Jacqueline.

O cronograma de ações itinerantes ainda deve contemplar novas comunidades da zona rural de Manaus e o município de Urucará (a 261 quilômetros da capital), ampliando o alcance do programa no interior.

Para o produtor rural William Barbosa, morador da comunidade Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a ida da equipe técnica até a localidade reduz custos e barreiras de acesso.

“Para a gente ter essa oportunidade, da ADS estar aqui conosco na nossa comunidade, já nos ajuda e nos fortalece. Como é a primeira vez me inscrevendo no Preme, para mim é um momento de alegria em saber que posso ter para quem fornecer certo a minha produção”, declarou.

Como participar do edital

Além do atendimento presencial nas ações itinerantes, os interessados no chamamento público do Preme — que permanece aberto até 10 de dezembro — podem enviar a documentação exigida por e-mail, para credenciamento.preme@gmail.com, ou entregar diretamente na sede da ADS, localizada na avenida Carlos Drumond de Andrade, nº 1.460, bairro Japiim, zona Sul de Manaus, de 8h às 12h e de 13h às 17h.

 

 

 

Com Informações da Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas

Por João Paulo Oliveira, da redação da Jovem Pan News Manaus