O Brasil iniciou a participação nos Jogos Olímpicos de Inverno Milão-Cortina 2026 nesta terça-feira (10), com a estreia de Bruna Moura, Eduarda Ribera e Manex Silva no sprint livre do esqui cross-country.
Entre as mulheres, Eduarda Ribera concluiu a prova na 72ª posição, marcando 4min17s05, sendo a melhor sul-americana. Logo atrás, Bruna Moura terminou em 74º lugar, com 4min22s07.
No masculino, Manex Silva registrou 3min25s48, ocupando a 48ª posição. Apenas os 30 atletas mais rápidos avançam às quartas de final da competição.
Conhecida como Duda, Eduarda Ribera estreou na temporada justamente em Milão-Cortina. Apesar da ausência de competições recentes, a atleta teve destaque no Mundial de 2025 ao alcançar a melhor colocação já obtida por uma brasileira em provas de sprint em campeonatos mundiais: 68ª entre 121 competidoras.
Bruna Moura fez sua estreia em Jogos após superar um episódio traumático. A atleta ficou fora de Pequim 2022 depois de sofrer um grave acidente quando se deslocava para o aeroporto, às vésperas da competição. “Realmente, eu acho que o grito da minha chegada já descreve isso. É um grito da alma, é inacreditável. Depois de tudo que aconteceu… eu finalmente posso dizer que eu sou uma atleta Olímpica. Eu tô muito feliz”, celebrou após concluir a prova.
Manex Silva, natural do Acre, chegou aos Jogos credenciado por marcas expressivas. Em Milão-Cortina, obteve o segundo melhor tempo do hemisfério Sul e, em janeiro, bateu o recorde nacional masculino no sprint livre da etapa da Copa do Mundo disputada em Oberhof, Alemanha, com 81,36 pontos FIS. Com o resultado de hoje, Manex subiu 23 posições em relação a Pequim 2022, quando terminou o sprint em 71º.
Os Jogos Olímpicos de Inverno de Milão-Cortina 2026 marcam a 25ª edição do evento, que acontece entre 6 e 22 de fevereiro. O evento reúne mais de 2.900 atletas de 92 Comitês Olímpicos, distribuídos em 16 modalidades de neve e gelo. Será a terceira vez que a Itália recebe os Jogos, após Cortina d’Ampezzo (1956) e Turim (2006).
O país participa dos Jogos de Inverno pela décima vez consecutiva, com sua maior delegação: 14 atletas e um reserva. Desde a estreia brasileira até Pequim 2022, o Brasil já contou com 40 representantes — 27 homens e 13 mulheres — em nove modalidades. O melhor resultado continua sendo o 9º lugar de Isabel Clark no snowboard cross, em Turim 2006, enquanto no gelo o destaque é 13º lugar de Nicole Silveira no skeleton, em Pequim 2022.
O esqui alpino segue como a única modalidade com presença brasileira em todas as edições dos Jogos de Inverno.
Por Victoria Medeiros, da Redação da Jovem Pan News Manaus
Foto: Gabriel Heusi/COB






