O ministro das Cidades, Jader Filho, defendeu a criação de um Conselho Climático na Organização das Nações Unidas (ONU) para incluir governos subnacionais — como estados e municípios — nas decisões globais sobre o clima. A proposta foi apresentada durante a 4ª Reunião Ministerial sobre Urbanização e Mudanças Climáticas, realizada na 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém.
Segundo o ministro, a participação direta de prefeitos e governadores é essencial para a implementação efetiva das políticas ambientais.
“Precisamos ter um espaço para que os líderes subnacionais possam ter voz e vez na COP. Se não incluirmos esses atores, dificilmente conseguiremos transformar as ações climáticas em realidade”, afirmou.
A criação de um Conselho de Mudanças Climáticas na ONU já havia sido proposta pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante a abertura da Assembleia Geral da ONU, em setembro. Na reunião ministerial da COP30, o enviado especial para Cidades, Philip Yang, reforçou que a iniciativa busca atender à demanda de estados e municípios por maior participação nas decisões internacionais.
“Isso reforçaria o empenho em reformar o secretariado de Mudança Climática da ONU (UNFCCC) e fortaleceria os objetivos das negociações em Belém”, disse.
Durante o encontro, Jader Filho também destacou a participação do governador da Califórnia, Gavin Newsom, como exemplo de liderança subnacional com impacto global.
“Até um presidente pode ser negacionista, mas na hora da implementação é indispensável ter prefeitos, governadores e lideranças comunitárias ao lado. Se queremos resultados, precisamos trazer essas lideranças para o debate global”, afirmou.
Com informações da Agência Brasil*
Por Haliandro Furtado, da redação da Jovem Pan News Manaus






