Ministro Luís Roberto Barroso anuncia aposentadoria do STF após 11 anos na Corte

Ex-presidente do Supremo afirma que é hora de "seguir novos rumos"; Lula será responsável por indicar novo ministro

O ministro Luís Roberto Barroso anunciou nesta quinta-feira (9) sua aposentadoria do Supremo Tribunal Federal (STF). Durante a sessão plenária de hoje, Barroso afirmou que esta foi sua última participação no plenário da Corte.

“Sinto que agora é hora de seguir novos rumos”, declarou o ministro, que presidiu o STF até o mês passado.

Embora tenha comunicado a saída nesta quinta, Barroso permanecerá no cargo por mais alguns dias para liberar os últimos processos sob sua relatoria.

Com a saída oficial, caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva indicar o próximo nome para ocupar uma das 11 cadeiras da Suprema Corte.

Trajetória

Luís Roberto Barroso foi indicado ao STF em 2013 pela então presidente Dilma Rousseff, para a vaga aberta após a aposentadoria do ministro Carlos Ayres Britto. Natural de Vassouras (RJ), Barroso é doutor em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e mestre em Direito pela Yale Law School, nos Estados Unidos.

Antes de chegar ao Supremo, atuou como advogado constitucionalista e teve participação de destaque em casos de grande repercussão. Entre eles, defendeu a legalização da união homoafetiva, o uso de células-tronco em pesquisas científicas, a possibilidade de aborto em casos de fetos anencéfalos e a permanência do ex-ativista Cesare Battisti no Brasil.

Contexto

O anúncio da aposentadoria ocorre semanas após Barroso deixar a presidência do STF e ser citado em sanções do governo dos Estados Unidos voltadas a membros de instituições brasileiras, episódio ainda sem desdobramentos formais divulgados.

Com informações da Agência Brasil.

Por Erike Ortteip, da redação da Jovem Pan News Manaus 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *