Inspirada pelas lembranças da infância à beira dos rios, uma marca ganha destaque regional, a Sapopema Biojoias apresentou sua nova coleção,“Cangalha”, um tributo à cultura das populações ribeirinhas e caboclas do Amazonas, onde a canoa é elemento central da vida cotidiana de quem mora nas margens dos rios da Amazônia.
O lançamento aconteceu em Manaus, durante a terceira edição do desfile Amazon Poranga Fashion, evento dedicado à moda autoral e à economia criativa local.
Para a CEO e fundadora da marca, Regina Ramos, o nome da coleção “cangalha”, é o nome usado para designar o conjunto de canoas que passavam em frente à sua casa quando ainda era criança, no interior do Amazonas. Hoje, morando na comunidade do Carão, em Iranduba, dentro da Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Rio Negro, ela transformou memórias em moda sustentável. Uma conexão direta do corpo, território e da ancestralidade.
“A canoa é parte essencial do nosso cotidiano: atravessamos rios para ir à escola, à taberna, à praia. Cada peça da coleção homenageia o trabalho, a beleza e a memória que nascem dessas vivências”, explica Regina Ramos.
Com estética contemporânea e com a Amazônia em detalhes, a coleção “Cangalha” assina camisas, calças, vestidos, brincos, bolsas, colares e pulseiras, produzidos com sementes, fibras, cascas, madeiras e outros materiais naturais, seguindo o ritmo da floresta, o olhar do amazonida e o respeito ao meio ambiente.
“Essa lembrança de infância é de quem vive à beira do rio. Queremos mostrar que nós, população amazônica, ribeirinha e cabocla, temos bom gosto, senso crítico, criatividade e somos capazes”, afirma a empreendedora.
A coleção convida o público a navegar por memórias que se transformam em arte e moda, reforçando o o elo entre cultura local, sustentabilidade e a presença da Amazônia em cada peça.
Com informações da Assessoria.*
Por Tatiana Sobreira, da Redação da Jovem Pan News Manaus